Você sabe qual é a diferença entre a Covid-19 e a Influenza?

O ÚNICO mostra uma lista de sintomas iguais e muito diferentes entre as duas doenças

Uso de máscaras, distanciamento, higienização e boa alimentação continuam sendo a melhor prevenção contra as duas enfermidades

O Amazonas vive seu tradicional período de inverno e, com a chuva, chegam as doenças respiratórias que, em uma semana, já colocaram em alerta as autoridades de saúde e superlotaram hospitais e postos de atendimento tanto na capital quanto no interior. Os registros de H3N2 (Influenza A ou gripe aviária) no estado saltaram de 62, em novembro, para 295 casos até o dia 9 de dezembro. A contaminação por Covid-19 também está aumentando e muito rapidamente.
No mês de novembro, por exemplo, foram registrados 501 casos de Síndrome Respiratória Grave (SRGs), sendo 63% dos casos registrados em Manaus, 34% no interior e 3% de pessoas que moram no Amazonas, mas estão em outros estados brasileiros. Nos últimos dias, no município de Coari 400 pessoas procuraram o Hospital Regional para se consultarem a respeito de SRGs.Também foram identificados casos em Iranduba, Manacapuru, Parintins e Tefé.
Em Manaus, as filas nas portas dos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e hospitais estão ganhando as calçadas e, lá dentro, os corredores foram transformados em espaço de leitos.
Especialistas explicam que, ao longo de 2020, a Covid-19 dominou o cenário. Praticamente, não foram registrados casos de gripe no ano passado. A partir do segundo semestre de 2021, no entanto, com o avanço da vacinação contra a covid, outros vírus respiratórios começaram a reaparecer.

Covid ou gripe?

Mas você sabe diferenciar se alguém está com Covid-19 ou Influenza (gripe)? O ÚNICO lista algumas similaridades e diferenças entre as duas doenças. sendo que a primeira delas é que a Covid-19 é causada pelo novo coronavírus (o SARS-CoV-2) Já a influenza é causada pelos vírus da Influenza (H1N1, H3N2).

Sinais e Sintomas

Iguais – As duas doenças apresentam vários sintomas similares: febre e/ou calafrios, tosse, dispneia, fadiga, odinofagia (dor ao engolir), mialgia (dores nos músculos), cefaleia (dor de cabeça), náuseas e vômitos.
Diferenças – Apesar de a Influenza causar doença leve a grave, na Covid-19 a manifestação grave é mais comum em alguns grupos específicos e, além disso, na Covid existe a perda de olfato e paladar, que não acontece na gripe.

Tempo de incubação

O tempo entre o contato com o vírus e a manifestação dos primeiros sintomas da Influenza é de 1 a 4 dias e na Covid-19 os sintomas se desenvolvem 5 dias após a infecção, mas podem aparecer desde após 2 até 14 dias. O tempo varia muito.

Período de transmissibilidade

Para ambas doenças, é possível tornar-se um transmissor em um dia após infecção. Mas a Covid-19 pode ser contagiosa por um período maior de tempo.

Modo de transmissão

Tanto na Covid-19 como na Influenza, a infecção é transmitida por gotículas que são liberadas pela tosse, espirro ou fala. É ainda possível que a infecção seja passada através do contato físico, como aperto de mãos ou contato com superfícies contaminadas.
Mas a Covid-19 é uma doença muito mais contagiosa, principalmente em determinados grupos etários e possui capacidade de facilmente se espalhar para uma quantidade enorme de pessoas.

Complicações

As duas patologias podem apresentar pneumonia, insuficiência respiratória, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), eventos cardiovasculares (infarto ou AVC), falência múltipla de órgãos, exacerbação de doenças crônicas, inflamação em órgãos e infecção bacteriana secundária
Mas apenas a Covid-19 apresenta complicações específicas como trombose arterial ou venosa e a Síndrome Multissistêmica inflamatória em Crianças.

Vacinas

Para a Influenza, diversas vacinas já foram aprovadas e são produzidas anualmente para proteger contra 3 ou 4 cepas do vírus. Mas a deste ano parece estar sendo resistente às vacinações, por isso vale a pena se proteger.
Já a Covid-19 tem várias vacinas aprovadas em caráter de uso emergencial, e muitas outras ainda estão no processo de aprovação ou testagem.

Como se prevenir?

Especialistas apontam, em informações à mídia, que a rápida disseminação pode estar associada ao relaxamento nas medidas contra a covid-19 (principalmente o uso de máscaras, fundamental para a prevenção de ambas as doenças) e a alta taxa de pessoas sem vacinação tanto para a Covid quanto para a Influenza. Portanto, o uso de máscaras e o distanciamento social são medidas que continuam válidas para evitar o contato com a doença, assim como higienizar as mãos com frequência, alimentar-se bem e manter-se hidratado, além de não compartilhar itens de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *