Antes de tudo é importante saber que adotar ou comprar um cachorro, um gato ou outro animalzinho é um ato que acompanha muitos momentos felizes, mas também muitas responsabilidades por parte da família. Então com o intuito de orientar os tutores de forma responsável trouxe hoje uma série de recomendações e obrigações para se ter um animalzinho feliz e saudável ao seu lado.
De início falaremos de alimentação, gosto de recomendar rações comerciais. As rações são desenvolvidas para as atender as necessidades dos cães e dos gatos, devemos, assim, sempre buscar boas marcas com as melhores matérias primas na formulação do alimento. Além disso a melhor qualidade da alimentação vai proporcionar saúde física para seu pet, desde um pelo sedoso, saúde na pele, nos dentes, nas partes que podemos observar, e principalmente, na saúde e o perfeito funcionamento do organismo, devido a melhor disposição e absorção dos nutrientes convertidos num organismo saudável, e principalmente a plena saúde do seu animalzinho. Outro ponto importante da alimentação está no fornecimento da água filtrada, uma vez que a água também pode veicular organismos patogênicos e comprometer a vida do seu pet. Tanto as vasilhas de água com as de alimento precisam ser limpas todos os dias, devem ser individualizadas para cada membro da família-animal.
Em seguida, dentro das obrigações mais importantes referentes a saúde dos animais, enfatizo a importância das vacinas. Aqui estamos falando em prevenir doenças graves que não tem cura, que podem ter tratamento, principalmente, quando são prestados os atendimentos veterinários adequadamente e em tempo hábil, há casos que se demora a buscar por ajuda médica-veterinária e essas condições podem ser fatais. Além das vacinas, saliento a importância dos remédios endoectoparasiticidas para: repelir e tratar infestações de carrapatos, pulgas, ácaros e vermes internos; esses parasitas podem desencadear alergias e transmitir doenças debilitantes e podem deixar sequelas ou mesmo prejudicar muito a compatibilidade com a vida do animal.
Imagina como seria a sua vida sem um momento de lazer?
Imaginou, pois bem é aqui que acrescento a importância dos brinquedos apropriados para cada espécie e cada fase da vida deles e, das brincadeiras e da companhia dos seus tutores. Eles gostam permanecer na companhia e em contato como os seus humanos, quer seja na escovação diária dos pelos, nos passeios, em brincar com uma bolinha. É importante que as brincadeiras devem sejam compatíveis com cada fase da vida, por exemplo: cães em crescimento amam brincar de morder, forneça brinquedos de morder; gatinhos amam caçar, forneça varetinhas adequadas para eles correrem e se exercitarem, existem mais opções de lazer que trarei em um segundo momento.
Outra forma de lazer indispensável para os pets são os passeios, cães e gatos amam passear e explorar os ambientes, nesse ponto temos aspectos positivos
para a mente e o corpo. E esses são pontos importantes a serem considerados para um passeio seguro:
- cães somente podem passear após concluir as vacinações;
- cães devem utilizar guias adequadas para seus tamanhos;
- cães devem usar alguma forma de controle de ectoparasitas;
- gatos podem gostar de passear, mas assim como os cães, também devem utilizar coleiras tipo “peitoral” e guia nos passeios;
- os horários dos passeios devem ser antes do dia esquentar ou após o esfriar o solo, o asfalto, a calçada, enfim onde for o passeio o piso deve ter uma temperatura que não machuque os coxins (a superfície das patas) deles;
- o tempo de passeio para os animais é bem menor quando comparado ao tempo que um humano pode realizar sem nem transpirar, mesmo que eles te acompanhem na “Faixa-liberada” por horas;
- passeios muito longos e em horários inadequados podem trazer malefícios para os pets.
Certo já alimentamos, já passeamos, já vacinamos e estamos livres de parasitas o que mais podemos fazer para nossos animais?
Fornecer aos pets um ambiente confortável para descansar e dormir: uma caminha macia e limpa, em ambiente adequado, limpo e protegido. E no caso dos felinos, um cantinho escuro e alto são os melhores lugares para se sentirem seguros e relaxados.
Lembre-se é dentro de casa e perto da família que é o melhor lugar para se ter um animal de companhia.
Um grande abraço e até a próxima.
M.V. Ana Carolina Cunha
Esp. em Fisiatria e Reabilitação Animal.