Vice-governador Tadeu de Souza reforça laços com Malta

País é um centro financeiro no continente europeu

Representantes estudam oportunidades econômicas

O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza,recebeu o cônsul honorário de Malta em Recife, Thales Castro, que esteve em Manaus a pedido do embaixador de Malta no Brasil, John Aquilina.

Ao cônsul, Tadeu de Souza apresentou as atividades de exploração sustentável de produtos vinculados aos ativos da floresta que podem ser financiadas pelos fundos de investimentos, fundos verdes e de descarbonização gerenciados pela nação europeia.

“Malta é um ‘hub’ financeiro, conhecido pela sua história e, acima de tudo, hoje, tem um papel importante como um berço de grandes fundos financeiros. É uma oportunidade que o Amazonas tem de demonstrar o seu potencial no desenvolvimento das cadeias produtivas relacionadas à biotecnologia, biofármacos, entre outros”, explicou.

Possíveis cooperações futuras

Ao conhecer as particularidades e vantagens comparativas do Amazonas e da Zona Franca de Manaus (ZFM), o cônsul honorário sinalizou o interesse do país em se alinhar com a região amazônica para possíveis cooperações. “Malta comunga dessa visão de enxergar o bioma amazônico como um vetor de importância significativa e de valorização política”, afirmou Thales Castro.

De acordo com o cônsul os dados coletados no Amazonas serão apresentados em uma reunião interministerial em Malta, no início de fevereiro, cuja pauta será o Brasil e suas oportunidades econômicas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *