Veterinários alertam para os cuidados com o pet no verão amazônico

É preciso prestar atenção no animal de estimação

Dicas podem ajudar a o animal a suportar o calor manauara

Manaus registrou no mês de agosto os cinco dias mais quentes do ano, com temperaturas maiores que 35ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O calor excessivo pode ser prejudicial à saúde dos pets e no verão amazônico os cuidados devem ser redobrados.
“É muito importante prestar atenção aos sinais que o pet apresenta indicando que está sofrendo com o calor, como respiração ofegante, boca aberta, fraqueza ou qualquer comportamento atípico. Caso o tutor identifique qualquer um desses sintomas, deve procurar pelo médico veterinário”, enfatizou a Médica Veterinária, Mariana Albuquerque.
Outras dicas são importantes para garantir o bem-estar do animal durante o verão.

Hora do passeio

Passear com o pet nos horários mais quentes do dia pode gerar lesões nas patas e na pele do animal. Prefira passear nos horários em que o sol está menos quente, como antes das 10h e depois das 16h. Uma sugestão é trocar o asfalto pela grama, por exemplo, já que o asfalto retém mais calor, podendo chegar a temperaturas elevadas machucando as patas.

Água gelada à disposição

Espalhar potes com água fresca e limpa pela casa ajuda o pet a ingerir mais líquido e se manter hidratado. Uma dica é colocar cubos de gelo no pote de água, mantendo o frescor do líquido por mais tempo.

Proliferação de parasitas

É preciso estar atento também ao aparecimento de pulgas e carrapatos, que são predominantes nos dias mais quentes. Caso o animal apresente vômitos, coceira, apatia ou diarreia, o veterinário deverá ser consultado. O calor contribui para a reprodução e o aparecimento dos parasitas internos e externos, por isso é primordial que os vermífugos e antipulgas estejam em dia.

Locais quentes

Evite manter o animal de estimação em lugares quentes e abafados. O excesso de calor pode chegar até ao óbito do pet. Atente-se em deixá-lo em ambientes arejados, ventilados de preferência com pisos frios ou grama.
Os cinco dias mais quentes do ano foram registrados em Manaus entre domingo (22) com a temperatura de 35,1ºC e sexta-feira (27), quando foi registrado 35,6ºC.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *