Vereadores de Manaus abrem debates sobre a importância dos mediadores para alunos autistas e PCDs

As escolas municipais da capital já têm mais de 800 mediadores e mais de 7 mil estudantes com deficiências

A presença de um acompanhante dentro da sala de aula é garantida por lei federal

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou a realização de uma Audiência Pública para debater a importância dos mediadores escolares, que acompanham alunos com deficiência (PCDs) e autistas nas salas de aula. O mediador escolar é geralmente um estudante de psicologia ou pedagogia em formação ou já formado, que realiza intervenções com a criança dentro da sala de aula.
A presença de um acompanhante para crianças com dificuldades nas atividades escolares é garantida pela lei federal 12.764/12 complementada pelo Decreto 8.368/14. A data da audiência ainda não foi marcada.

Mediadores na rede municipal

Antes de 2021, a rede municipal de ensino tinha em seus quadros, 178 estagiários de nível superior como mediadores. Em 2023, a Semed aumentou esse número para 846, ou seja, um crescimento de 475%. A Secretaria Municipal de Educação antecipou que já está trabalhando para a contratação de mais 1 mil mediadores.
Atualmente, a rede municipal tem 7.833 estudantes com deficiência, sendo que desse total, 3.824 são autistas, em diferentes graus.

Desafios

O autor do requerimento da Audiência, Professor Samuel, relata que a inclusão da criança com autismo nos ambientes educacionais tem percorrido um caminho de desafios que afetam professor e criança. “O mediador precisa ser um profissional capacitado a trabalhar com os cuidados relacionados à criança, portanto a audiência pública irá tratar de todos os pontos que precisam ser definidos, para que todas as crianças que precisam desse acompanhamento o tenham”, disse ele.

Transparência

Líder do prefeito David Almeida na Câmara, o vereador Professor Fransuá explica que a Audiência Pública abordará temas como a importância dos mediadores e a qualificação adequada dos mesmos. “Queremos o máximo de transparência, tema da mais alta importância que mexe com toda sociedade”, destacou.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *