
Deputados confirmam novas secretarias do governo Wilson Lima
Líderes indígenas dizem viver a expectativa da criação da Secretaria de Estado dos Povos Originários no Amazonas
Amazonas fica sem participação na Frente Parlamentar Indígena
Cientista diz que queimadas ferem de morte a Floresta Amazônica
Quatro deputados votaram contra título de Cidadã do Amazonas para Michelle Bolsonaro
Autorizado o início da CPMI que vai investigar vandalismo de 8 de janeiro
Boi Garantido é um dos finalistas de prêmio nacional de música
Frejat será a atração da inauguração da Casa de Praia, no dia 1º de maio
Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único
Vereador em novo partido
O vereador Wallace Oliveira está de malas prontas para deixar o Solidariedade. Ele balança entre ingressar no MDB e o PSD. Os dois partidos não possuem representação na Câmara Municipal. Wallace está no segundo mandato e era vice-presidente da Câmara na administração passada.
Secretarias aprovadas
Em votação relâmpago, a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei 404/2023 que cria três secretarias de Estado: Secretaria de Energia, Mineração e Gás, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer.
Povos originários
Em mensagens via Whatsapp, líderes indígenas dizem viver a expectativa de que o Governo Estadual crie ainda neste semestre a Secretaria de Estado dos Povos Originários, de autoria do deputado estadual Dr. George Lins (União Brasil). A propositura é um pleito apresentado pelo pai do parlamentar, ex-deputado Belarmino Lins (PP), no final de 2022.
Sem representação
Instalada durante a edição do Acampamento Terra Livre, em Brasília, a Frente Parlamentar Indígenas não tem nenhum representante do Amazonas, o Estado com o maior número de etnias do país. A frente é coordenada pela deputada federal Célia Xakriabá, de Minas Gerais, e tem Randolfe Rodrigues, do Amapá, no Senado.
Fogo que ameaça a floresta
Estudo realizado entre 2003 e 2020 pela geógrafa Ane Alencar, coordenadora do MapBiomas Fogo e diretora de ciência do Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), indica que a alta degradação da Amazônia é causada mais pelas queimadas agrícolas do que pela seca extrema. Segundo ela, o fogo foi o maior responsável pela destruição de 160 mil km² de vegetação por ano de 1985 a 2022, o equivalente a três vezes a área do estado do Rio de Janeiro.
Floresta não se recupera
Conforme Ane Alencar, “o fogo é um elemento ruim porque o ecossistema amazônico não é adaptado a ele, o processo de recuperação de uma floresta por um distúrbio como o fogo demora um tempo. Então, o que vemos é que essas áreas não estão se recuperando, porque vem logo um outro distúrbio que acaba interrompendo esse processo”.
Assembleia aprova título para mulher de Bolsonaro
A Assembleia legislativa aprovou a concessão do título de Cidadã do Amazonas a Michelle Bolsonaro, conforme propositura de autoria da deputada estadual Débora Menezes (PL). Ferrenho crítico do Governo do Estado, o deputado Wilker Barreto (Cidadania) contracenou com os parlamentares situacionistas votando a favor da homenagem. Votaram contra: Adjuto Afonso, Mayra Dias, Sinésio Campos e Carlinhos Bessa. A deputada Joana Darc se absteve.
CPMI de 8 de janeiro
O presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco, criou nesta quarta-feira (26) a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os atos de ação e omissão ocorridos no dia 8 de janeiro. Os próximos passos são a publicação do ato de criação e a indicação dos integrantes pelos líderes partidários. A será constituída por 16 senadores e 16 deputados.
Garantido disputa prêmio nacional
O Álbum 2023 “Garantido, Por Toda Vida” está entre os três grupos de música regional do Brasil, ao lado de Olodum e Quinteto Violado, que disputa a final do 30º Prêmio da Música Brasileira. A produção musical foi uma das classificadas na categoria regional. A premiação vai acontecer no dia 31 de maio, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com direito a homenagem a Alcione, por seus 50 anos de carreira.
Inauguração vai ter show de Frejat
A inauguração da Casa de Praia Zezinho Corrêa, no dia 1º de maio, vai ter show de Frejat, como a grande atração. O anúncio foi feito pela Manauscult, ontem à noite. A festa vai começar às 15h, com apresentações de artistas locais e terá homenagem, in memoriam, ao artista Zezinho Corrêa.