Ventanias afetam a rede elétrica com a queda de galhos e objetos

Concessionária faz mutirão para limpeza da fiação e postes

Ramais e comunidades rurais de Manaus são os mais atingidos

A proximidade com áreas densamente florestadas faz das redes elétricas das comunidades rurais e dos ramais os principais afetados pelas fortes ventanias que costumam atingir o Amazonas nesta época do ano. A cada vendaval galhos e troncos caem sobre a fiação e postes interrompendo o fornecimento ou derrubando o sistema inteiro. Segundo a Amazonas Energia, para evitar novos problemas durante a seca (período de grande ventania) estão sendo realizadas as podas de 630 árvores, cujos galhos estão próximos à rede elétrica, somente nas comunidades de Nossa Senhora de Fátima e ramal da Cooperativa, com acesso pelo ramal do Pau Rosa (pela BR-174).

Também foi realizado serviço de limpeza de 250 metros de faixa de servidão (faixa de terra que acompanha o percurso de um duto ou linha de transmissão). Os serviços de melhorias foram realizados em vias próximas

Metodologia

Segundo a empresa, as podas não são executadas no sentido de eliminar as copas por completo. São “limpezas” preventivas. Os galhos são cortados de forma que fiquem distantes um metro da rede nua. As equipes especializadas em podas utilizam caminhões que chegam a alturas de 14 e 18 metros para cortar somente o que for perigoso e descartam os resíduos em trituradores para não deixar sujeira no local.

Equipes

A Amazonas Energia mobilizou nove equipes de manutenção com 33 colaboradores para realizar o serviço. “Estamos dando continuidade às melhorias no sistema elétrico no Estado. Este serviço de podas de árvores é essencial para garantir a qualidade e confiabilidade do sistema, principalmente em comunidades rurais que têm um maior índice de árvores próximas à rede elétrica”, explicou o coordenador do Departamento de Manutenção, Thiago Corrêa.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *