Documentário produzido por diretores regionais ganha o país
Cheia faz de Anamã uma cidade 100% inundada
O documentário “Anamã, a Veneza do Amazonas”, da La Xunga Produções, de Manaus, é destaque na segunda edição da Mostra Ocupa CCVM, em São Luís.
O filme será exibido nesta quinta-feira (11), no Centro Cultural Vale Maranhão, na capital do Estado.
A cheia do rio Solimões
O jornalista Orlando Júnior, que assina direção, roteiro e imagens do documentário, revela que ele foi gravado em 2021, durante uma das maiores enchentes já registradas no rio Solimões.
“A produção mostra a rotina da cidade, que, nos últimos 10 anos, vem sofrendo os impactos da cheia. O município fica completamente alagado e os moradores têm de se adaptar com a subida repentina das águas”, comenta o diretor.
Navegação pelas ruas da cidade
“Anamã é chamada de Veneza do Amazonas porque os moradores não gostam de construir passarelas, eles preferem navegar em canoas, lanchas entre outras embarcações pelas ruas da cidade, é uma história interessante”, complementa ele.
Programação no Maranhão
A programação da Ocupa CCVM segue até o dia 12 de janeiro e apresenta sete filmes selecionados no edital do evento. Os projetos receberam recursos para serem produzidos ou finalizados e englobam uma diversidade de temas como cultura popular, a presença indígena em redes sociais, paradoxos entre a floresta e a urbanização, o impacto da cheia do rio Solimões em uma cidade do Amazonas e o cultivo do tradicional abacaxi de Turiaçu, no interior do Maranhão.