fbpx

Veja quem são os nove congressistas do Amazonas que tomaram posse hoje

Quatro são novatos em Brasília; um nunca exerceu mandato legislativo

Ainda falta definir quem será o novo coordenador da bancada

Valéria Costa
Correspondente

Brasília (ÚNICO) – Nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, os oito deputados federais eleitos e reeleitos do Amazonas tomaram posse e no plenário da Câmara dos Deputados. Já o senador Omar Aziz (PSD), reeleito, toma posse às 15h, no Senado Federal. Todos em seguida participam da primeira sessão plenária, quando vão eleger a nova Mesa Diretora de ambas as casas legislativas.

Quatro estreantes

Dentre a nova composição da bancada federal na Câmara, quatro vão estrear em Brasília e terão que ter presença parlamentar para não ficar relegado ao baixo clero, grupo que domina em sua maioria as 513 vagas federais. Entre os quatro estreantes – Adail Filho (Republicanos), Amom Mandel (Cidadania), Fausto Júnior e Saullo Vianna, ambos do União Brasil – um nunca teve experiência parlamentar: Adail Filho, embora já tenha sido prefeito do município de Coari (a 364 km de Manaus).
Amom é o mais jovem, com 22 anos. Não terminou seu primeiro mandato de vereador de Manaus, eleito em 2020, e foi alçado a uma vaga na Câmara dos Deputados.
Fausto Jr, 30 anos e, Saullo Vianna, 38 anos também estão estreando em Brasília. Ambos foram eleitos deputados estaduais em 2018 e, na eleição de 2022, em vez de tentar a reeleição dos respectivos mandatos arriscaram uma vaga para federal.

Experientes

Dentro os veteranos, o decano Átila Lins (PSD) tem 72 anos e nesta quarta-feira assume seu 9º mandato federal consecutivo, o equivalente a 32 anos atuando como deputado na Câmara.
Em seguida, vem Silas Câmara (Republicanos). Ele tem 60 anos e estreia o seu 7º mandato na casa, o equivalente a 24 anos.
Sidney Leite (PSD) e Capitão Alberto Neto (PL) foram os únicos entre os que se elegeram na legislatura anterior, em 2018, que conseguiram se manter para mais um mandato. Leite tem 55 anos e já foi prefeito de Maués (a 258 km de Manaus), secretário municipal em Manaus e deputado estadual.
Ex-policial militar, Alberto Neto viu na política e nas redes sociais uma forma de se manter em evidência. Aos 40 anos, o bolsonarista vai para o segundo mandato e agora pretende ter mais destaque na oposição ao Governo Lula3.

Reconduzido

A única vaga no Senado que estava em disputa nesta eleição foi reconquistada por Omar Aziz, que renovou seu mandato por mais 8 anos. Coordenador da bancada federal em Brasília, ele informou que ainda não sabe se vai continuar na função.
Com Sidney Leite, na Câmara, e Eduardo Braga, Omar Aziz compõe a base aliada do governo Lula3. Os demais membros da bancada ou são oposição ou ainda estão na posição de “neutros”.
A legislatura que começa hoje vai até 1º de fevereiro de 2027. No caso de Omar, até 1º de fevereiro de 2031.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *