PRIMEIRA MÃO

Veja quais as doenças que são ameaças à saúde de quem mora no Amazonas

Enfermidades cresceram simultaneamente em número de casos

Transmissão das doenças tem sido acelerada

Pesquisa mostra Wilson Lima em posição consolidada

Eduardo se divide entre capital e interior

Lula conversa com Manaus pelo rádio

Bolsonaro mira no Sul e Sudeste

Passe livre garantido em Manaus e mais 21 capitais no segundo turno

Rede Globo processa apresentador e emissora de TV de Manaus

Comerciantes desonestos do interior vão parar na Polícia Federal

Travessias no Curuçá e Autaz Mirim sofrem atraso na abertura

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Confira as doenças que são ameaças à sua saúde

Covid-19, monkeypox, rabdomiólise e esporotricose humana. Essas quatro doenças têm em comum o fato de terem sido colocadas em uma lista de atenção máxima das autoridades sanitárias do Amazonas. Desde sexta-feira (21) o Estado saltou da fase verde para a amarela na taxa de transmissão da Covid. Em apenas cinco dias a média móvel subiu de 28 (registrada no dia 17 de outubro) para 222 (no dia 22). A velocidade com que a Covid-19 está se espalhando preocupa.

Varíola dos macacos

No caso da varíola dos macacos, são 202 casos confirmados; 195 em Manaus, três em Iranduba, dois em Itacoatiara, um em Parintins e outro em Lábrea. A Fundação de Vigilância em Saúde alerta que 57,6% dos casos foram transmitidos por contato íntimo, “incluindo sexual com desconhecidos e ou parceiros casuais ou múltiplos”. O contágio nesta doença, também está acelerado.

Urina preta

A popular doença da urina preta, ou rabdomiólise tem confirmados 100 casos no Amazonas. Manaus 19, Careiro da Várzea 4, Parintins 3, Manacapuru 3, Urucurituba 2, Itapiranga 2, São Sebastião do Uatumã 2, Borba 2, Codajás 1, Boa Vista do Ramos 1 e Tabatinga 1. A doença é associada ao consumo de peixe contaminado.

Esporotricose

O que começou como um surto entre gatinhos em 2020, já é um problema de saúde pública. A esporotricose humana tinha, em maio passado, 160 casos, em junho já eram mais de 200. A Prefeitura acionou um setor específico para atender essa demanda, concentrada principalmente na Zona Oeste de Manaus.

Notificação obrigatória

E não se trata de alarmismo. O Ministério da Saúde colocou a varíola dos macacos na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública, o que significa que os registros são obrigatórios, assim como aconteceu com a Covid-19 e que o alerta é nacional, não apenas local. Até o momento, o país registra 9.026 casos de monkeypox, com oito mortes.

Wilson abre vantagem

Pesquisa do Instituto Iveritas, coloca Wilson Lima com 62,17% dos votos válidos e Eduardo Braga com 37,83%, o que representa uma diferença de 24,34% para Wilson. A pesquisa ouviu 2 mil 978 pessoas, em onze municípios do Amazonas. Foi divulgada ontem (25).

Eduardo amplia agenda

Eduardo Braga faz campanha nesta quarta-feira (26) no interior, mas retorna de tarde para caminhada na Zona Sul de Manaus.

Lula garante Zona Franca

Lula disse que garantir a Zona Franca de Manaus é garantir milhares de empregos aos amazonenses. Também destacou a importância de criar alternativas econômicas na exploração racional dos recursos naturais. Tudo em entrevista pela Rádio Mix de Manaus, 100.7, na noite de ontem (25).

Bolsonaro corre para o Sul e Sudeste

Bolsonaro vai aumentar a partir desta quarta-feira (26) os movimentos da sua campanha no Sul e Sudeste do país, na busca de ampliar vantagens de votos na corrida eleitoral. Mantém a base principal, no entanto, em Brasília.

Passe livre para votar

Manaus e outras 21 capitais brasileiras já confirmaram que vão oferecer transporte coletivo gratuito no próximo domingo, na realização do segundo turno das eleições. Em Manaus, o decreto que garantiu a gratuidade da tarifa no primeiro turno já previa o mesmo benefício no segundo turno. A medida será válida das 4h às 18h.

Processo contra TV A Crítica

A Rede Globo cansou das ofensas do âncora contra jornalistas e os donos da empresa, e montou um dossiê com todas as citações que considera mentirosas veiculadas pelo apresentador da TV A Crítica, Sikêra Jr. e decidiu pedir R$ 100 mil de indenização.

Importado para Manaus

Sikêra Jr é do Nordeste. Chegou a Manaus trazido pela TV A Crítica e desde o início, tem colecionado denúncias contra sua forma de atuação.

Operação da PF

A Polícia Federal do Amazonas realizou operação no município de Guajará (a 261 km de Manaus) contra comerciantes que estão apreendendo o cartão cidadão de seus clientes, em troca de mercadorias e empréstimos. Segundo as denúncias, moradores do município e indígenas não só ficavam sem os cartões de seus benefícios sociais, mas também eram ameaçados por traficantes e policiais para não denunciarem.

Alarme falso

O Dnit não deu conta de entregar as obras paliativas para travessia dos rios Curuçá e Autaz Mirim, onde duas pontes desabaram nos dias 28 de setembro e 8 de outubro, respectivamente. Prometida para o final de semana, a “passagem seca” (um aterro na verdade), no rio Autaz Mirim, não oferece segurança e teve que ser interditada. No Curuçá, serão usadas balsas para travessia, mas estas ainda não chegaram.

SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com

Facebook:
Facebook.com/portalunico.com

Instagram:
https://instagram.com/portalunico?utm_medium=copy_link

Twitter:
https://twitter.com/PortalUnico?t=5LAn7TYhr43mFX0LTFQ2wA&s=09

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *