Veja a programação do aniversário do 8 de janeiro, em Brasília

Segurança na capital federal foi reforçada

Pesquisa aponta que brasileiros reprovam vandalismo

Brasília (ÚNICO) – A cerimônia para relembrar o aniversário de um ano dos atos extremistas de 8 de janeiro em Brasília, nesta segunda-feira (8), contará com discursos dos chefes dos Três Poderes.

Conforme o roteiro, discursarão os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT); do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso; da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes.

Evento no Congresso Nacional

O ato ocorrerá no Salão Negro do Congresso Nacional. Mais de 500 pessoas foram convidadas. A recepção dos convidados está marcada para as 14h. A celebração deve ter início às 15h.

Na mesa de honra da cerimônia, também devem estar presentes a primeira-dama Janja da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT).

Plano de segurança

O plano de segurança para a cerimônia prevê que, cerca de 2.000 agentes da Polícia Militar do Distrito Federal estarão nas ruas atuando de forma ostensiva e 250 da Força Nacional ficarão no Ministério da Justiça em proteção ao prédio e para atuação em caso de necessidade.

Haverá ainda efetivos de outros órgãos, como Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. O plano integrado de segurança também tem previsão de fechamento parcial da Esplanada dos Ministérios.

Pesquisa aponta reprovação

Nove em cada dez brasileiros reprovam as invasões do 8 de janeiro, aponta pesquisa realizada pela empresa Quaest, entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2023.

Segundo o levantamento, 89% dos brasileiros não aprovam as invasões aos prédios dos Três Poderes. Os atos, que resultaram em depredação do patrimônio público e prejuízo ao Erário, são aprovados por 6% dos entrevistados.

Quatro por cento não souberam ou não quiseram responder.

Com informações da Agência Brasil


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *