Veja 5 dicas para terminar o ano com as contas no azul

Especialista explica como manter a saúde financeira do seu bolso

Livrar-se das dívidas é meta geral

Com os gastos de fim de ano, muita gente já está preocupada com as finanças. No entanto, é possível terminar o ano com as contas no azul e evitar que as dívidas se acumulem. “Para isso, é necessário um planejamento cuidadoso e disciplina financeira”, comenta o empresário André Oliveira, CEO da CredFácil, maior rede de franquias de soluções financeiras.

Para ajudar nessa tarefa, André separou cinco dicas essenciais para uma boa saúde financeira:

Faça um balanço das suas contas

O primeiro passo é entender como está a sua situação financeira atual. Dessa forma, faça um balanço de todas as receitas e despesas do ano. Assim, poderá identificar onde está gastando demais e onde pode economizar.

Estabeleça metas financeiras

Após compreender as suas finanças, é hora de estabelecer metas financeiras para o fim do ano. Por exemplo, você pode se propor a pagar uma dívida, economizar para uma viagem ou investir para o futuro.

Reduza os gastos

Uma das principais maneiras de terminar o ano com as contas no azul é reduzir os gastos. Para tal, você pode começar a cortar gastos supérfluos, como refeições fora de casa, delivery, compras por impulso e assinaturas de serviços que não utiliza.

Aumente as receitas

Se você não conseguir reduzir os gastos o suficiente, pode tentar aumentar as receitas. Você pode procurar um novo emprego, fazer uma renda extra, por exemplo, vendendo produtos ou serviços online, entre outras alternativas.

Planeje-se para o futuro

Você pode utilizar serviços financeiros adequados para cada objetivo planejado para o futuro, como empréstimos para projetos de curto prazo, financiamentos para projetos de longo prazo e seguros para proteger seu patrimônio. Além disso, é importante começar a investir para a aposentadoria ou pagamento da educação dos filhos, por exemplo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *