Vacinação infantil começa em Manaus em quatro zonas simultâneas

David Almeida anuncia abertura de novo Centro de Testagem no Vasco Vasques

Wilson Lima diz que o momento é “de muita tensão”

Solange Elias
Para o Portal ÚNICO

A vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade foi aberta na manhã desta segunda-feira (17) pelo governador Wilson Lima (PSC) e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), em cerimônia simbólica no Parque da Criança (Zona centro-sul). A menina Angela Conceição Alvarenga, de seis anos de idade, diagnosticada com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) foi a primeira a ser vacinada com a versão infantil do laboratório Pfizer, autorizada pela Anvisa. Segundo o prefeito, se a procura pela vacina for pequena entre as faixas prioritárias, a imunização será aberta para os demais públicos infantis.
Os dois gestores reforçaram o discurso de união entre os poderes para atravessar o momento de crescimento diário dos índices de contaminação pelo coronavírus, que foi definido por Wilson Lima como “de muita tensão”, porém com estrutura hospitalar preparada para atendimentos, diferente do quadro enfrentado por Manaus no mesmo período, no ano passado.

Novo Centro de Testagem

O prefeito David Almeida disse que os quatro pontos de vacinação infantil – que precisa ser separada dos adultos – começaram a operar simultaneamente, em quatro zonas da capital, no Shopping Via Norte (Zona Norte), Centro de Convivência Magdalena Arce Daou (Zona Oeste), Parque da Criança (Zona Centro-Sul) e Sesi/Clube do Trabalhador (Zona Leste) e anunciou que nesta terça-feira (18) entra em operação o segundo Centro de Testagem Municipal, no Centro de Convenções Vasco Vasques, ao lado da Arena da Amazônia.
Segundo David, nos centros de testagem, aqueles que recebem resultado positivo vão imediatamente para consulta médica e recebem os remédios para tratamento em casa. “Se não estivéssemos fazendo isso, essas pessoas estariam superlotando as portas dos hospitais e centros de média e alta complexidade”, apontou.

Hospitais preparados

O governador Wilson Lima reforçou em entrevista coletiva que a administração estadual está preparada para atender pacientes na rede hospitalar que montou – inclusive com o Hospital Nilton Lins – e que o Hospital Delfina Aziz está 100% operacional. “A vacinação é responsabilidade das prefeituras e vamos fazer o possível para que o interior alcance os índices de vacinação de Manaus”, disse Lima, apelando novamente para que os pais levem seus filhos para os postos de imunização. “Fazemos um apelo para que todos compareçam e completem seu ciclo vacinal. Os índices de perdas são muito pequenos em comparação à segunda onda (do ano passado) e o motivo disso é a vacina”, completou David Almeida.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *