
Ministro do Supremo faz palestra no Tribunal de Contas do Estado
Ex-secretário de Wilson Lima sonha com a cadeira de prefeito
Projeto do prefeito David recebe aprovação em Brasília
Nem tudo está azul pelo lado do Boi Caprichoso
Tribunal de Justiça expõe dificuldades para o “juiz de garantias”
Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único
Os vários crimes contra a babá
O espancamento de uma babá e o tiro desferido contra um advogado em um condomínio de Manaus, expôs a violência de uma mulher espancando de forma impiedosa a vítima, estimulada pela orientação do marido, “bate na cabeça dela”, que ele repetiu várias vezes durante o ato. Logo depois o marido, passou uma arma à sua mulher, que se voltou contra o patrão da babá que chegou ao local na tentativa de defender a funcionária.
O tiro da arma do policial
A mulher disparou atingindo a perna do advogado. Antes apontou a arma para a babá e a outras pessoas que se aproximaram. Foi presa em flagrante. O marido, que é investigador da Polícia Civil, prestou depoimento e foi liberado de forma irregular. Depois de 24 horas ele se entregou, após ação da OAB e de um promotor.
A ARMA na cena do crime
O caso do espancamento, coloca em cena um elemento que tem sido motivo de muitas discussões no Brasil recente: a ARMA. Por muito pouco as cenas que aconteceram no final de semana em Manaus, não tiveram consequências fatais. Afinal, quem está preparado para ter uma arma e não usá-la ao menor desconforto?
Polícia esclarece
A Polícia Civil do Amazonas marcou entrevista coletiva para as 9h desta segunda-feira (21), para apresentar esclarecimentos sobre esse caso. Principalmente a motivação das agressões que, inicialmente, foi apontada como resultado de “fofoca”.
Ministro em Manaus
Nesta segunda-feira ( 21), o ministro do Supremo Tribunal Federal, André Luiz de Almeida Mendonça, fará uma palestra no Seminário Internacional realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, “Derecho al Clima, Derechos de la Naturaleza y Asembleas Ciudadanas para el Clima”.
Ex-secretário quer ser prefeito
O ex-secretário de produção rural do Amazonas, Petrúcio Júnior, que deixou a função há poucos dias, alimenta o sonho de ser prefeito do município do Careiro Castanho. Mas deve enfrentar uma parada dura: Márcia Macena, mulher do prefeito Natan Macena, deverá ser candidata. Nas eleições de 2022 ela teve mais de 20 mil votos a deputado estadual. Não garantiu vaga por causa do coeficiente eleitoral.
Sou Manaus recebe aplausos em Brasília
A Coordenadora Geral do Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura, Micaela Costa, elogiou o investimento que o prefeito David Almeida tem feito na cultura, com o Sou Manaus. A secretária ficou impressionada com a divulgação do festival na Times Square, em Nova York, um espaço icônico, dos mais badalados no mundo. “Gente, e esse Sou Manaus que foi parar em NY?! Eu fico tão feliz quando vejo um gestor, arrojado, que sabe que propagar sua cultura é um investimento lucrativo para o povo!”, destacou Micaela no Instagram.
Disputa pelo comando do Caprichoso
O clima esquentou no Boi Caprichoso. A postura de Karú Carvalho é responsável pelas altas temperaturas. O artista conseguiu inscrever-se como candidato a presidente do bumbá na reta final do prazo, impedindo que Rossy Amoedo chegasse à presidência sem disputa. Rossy é favorito mas Karu diz que está no processo para garantir uma alternativa. “É preciso dar direito de escolha aos sócios e não ficar nessa de candidatura única”, afirma. A eleição acontecerá em 3 de setembro.
Juiz de garantias
O Supremo Tribunal Federal (STF) deve definir nesta semana a constitucionalidade do mecanismo do juiz das garantias e, ao mesmo tempo, vai determinar um prazo para implantação obrigatória pelos Judiciários estaduais. Só que no Amazonas o Tribunal de Justiça (TJAM) já informou que 50 das 60 comarcas do estado são de varas únicas e têm somente um magistrado. Dessa forma, seria impossível ter mais de um juiz na comarca. Além disso, diante da distância entre os municípios do estado, seria necessário ampliar a competência territorial dos juízes, medida que acarretaria em aumento de gastos.
FALE CONOSCO
Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388
Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707
CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777