PRIMEIRA MÃO

Um outsider na corrida pela cadeira do prefeito David Almeida

Empresário Armando Clóvis Mendes, filho do ex-governador Amazonino Mendes (Foto: Reprodução/Facebook pessoal)

Prefeituras faturam com royalties mas população não tem nem o básico

Amazonas tem município campeão em desmatamento

Veja o nome dos que estão na disputa pela Diretoria Geral do Inpa

Grupo Atem aumenta o preço do Diesel em Manaus

Juiz Gildo Carvalho é o novo presidente da Amazon

Lula se declara “garanchoso”, em Parintins

Hoje tem três shows na tardinha da Ponta Negra

Novidade na política do Amazonas

Durante muitos anos, o empresário Armando Mendes acompanhou os bastidores da política amazonense ao lado do pai, Amazonino Mendes. Com o falecimento do pai, Armando tem dados sinais de que poderá sair dos bastidores para o palco principal. Ainda sem filiação partidária, o empresário alimenta as imaginações em conversas e articulações que mostram sua nova disposição.

Números baixos

Para os formuladores de políticas públicas, os Indicadores do Desenvolvimento Humano (IDH) são referências para avaliar a qualidade de vida de um povo. O Censo 2022, pouco ou nada ajudou, na série histórica apresentada pelo IBGE. O IDH do Amazonas era 0,718, em 2018; em 2020 aumentou para 0,727. Após a pandemia caiu para 0,7. Neste universo o melhor IDH é o de Brasília 0,814.

Prefeitos de costas para população

O IDH é a média de três indicadores – longevidade, educação e renda – numa escala de 0 a 1, mais próximo de 1, melhor o índice. Manaus tem 0,737. O mais sofrível é o IDH dos municípios que contam com royalties em seus orçamentos – Alvarães 0,527; Atalaia do Norte 0,450; Itamarati 0,477 e Novo Airão 0,570, Rio Preto da Eva 0,611 e Santa Isabel do Rio Negro 0,479 e Tabatinga 0,616; a desigualdade é gritante. Prefeitos faturam mas não investem em ações que poderiam mudar esse cenário.

Apuí, campeão de desmatamento

Dados do Deter, sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), indicam que o município de Apuí, no Sul do Amazonas, foi o campeão de desmatamento no período de janeiro a julho deste ano. Depois de Apuí, os municípios que mais desmataram foram Feliz Natal (MT), Altamira (PA), Porto Velho (RO) e São Félix do Xingu (PA).

Corrida pelo INPA

Quatro nomes estão na disputa pela função de Diretor Geral do INPA. São eles: Bruce Rider Forsberg, pesquisador titular aposentado; Carlos Cleomir Pinheiro, pesquisador titular; Henrique dos Santos Pereira, professor titular da UFAM e Marina Anciaes, tecnologista pleno do INPA. A escolha será feita pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. O mandato da atual diretoria foi encerrado em dezembro do ano passado. A escolha deverá acontecer em setembro.

Preço do combustível dispara em Manaus

O valor do Diesel explodiu em Manaus nesta semana. De R$ 4,99 subiu para R$ 5,69 em alguns postos da Rede Atem de distribuição.

Lula e a corrida presidencial

Ao participar ontem de eventos em Parintins, inclusive usando uma meia azul e a outra vermelha, o presidente Lula disse que vai ao festival em 2024. E já deixou claro que “torce para os dois”. É o famoso garanchoso.

Recado aos políticos

Lula, que estará hoje em Belém (PA), aproveitou para dar uma cutucada em aliados e adversários dizendo que eles deveriam aprender “com esse espetáculo de respeito”, as apresentações dos bumbás, e respeitar as diferenças entre as pessoas.

Gildo na Amazon

O juiz Gildo Alves de Carvalho Filho tomou posse ontem como novo presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon). O magistrado ficará no comando da associação durante o biênio (2023-2025).

Show na praia

A Casa de Praia Zezinho Corrêa vai apresentar a partir de 18h deste sábado (5), os shows musicais de Jamilson Rosseti, Carlinhos Paiva e participação especial de Sidioney Eduardo. O acesso é gratuito.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *