UEA inaugura unidade de laboratórios de informática em Parintins

Projeto conta com o apoio da Samsung

Meta é desenvolver novos negócios no mundo digital

Com a proposta de inclusão tecnológica digital não apenas no campo de uso das tecnologias, mas também no desenvolvimento das potencialidades na geração de novos negócios, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inaugurou, nesta segunda-feira (30), em parceria com a Samsung, o edifício de laboratórios do projeto Ocara – Polo de Empreendedorismo Digital da Amazônia, localizado no Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp/UEA) no município de mesmo nome. O objetivo é, por meio do projeto, potencializar a criação de novos negócios, estruturando um eixo de empreendedorismo digital.

De olho no mercado de trabalho

A reitora da UEA em exercício, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, esteve na inauguração e ressaltou a importância do projeto Ocara para a comunidade acadêmica da universidade e a população de Parintins. “É muito prazeroso ver a magnitude dessa obra, é gratificante essa parceria entre UEA e Samsung. Daqui jovens com espírito empreendedor sairão formados, prontos para o mercado de trabalho.”

Estrutura

Com espaço de 1.514 metros quadrados, divididos em 7 laboratórios, o Ocara conta com capacitações dos seguintes módulos no eixo de Empreendedorismo Digital: Transformação Digital; Introdução aos Conceitos da Indústria 4.0; Design Digital; Fundamentos do Design Industrial; Cultura e Capacitação Empreendedora; Estruturação de Novos Negócios. A meta é formar em torno de 1.500 alunos em quatro anos.

O ambiente foi pensado para a aplicação de metodologias imersivas e inovadoras no ensino aprendizado, contendo espaços para dinâmicas, ideação, concepção, prototipagem, ateliê de design, numa estrutura de ponta preparada para esta finalidade.

Exposição


Também na segunda-feira, logo após a inauguração do prédio, foi aberta a 4ª Feira do Ocara, onde estão sendo apresentadas as soluções de desafios desenvolvidas por acadêmicos dos módulos do projeto. O evento é realizado semestralmente e faz parte do calendário pedagógico do projeto. Tem como objetivo consolidar uma aprendizagem voltada para a solução de desafios e defesas de propostas, onde os resultados são apresentados à comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *