UEA e Ufam reúnem pós-graduados para debater pesquisa e educação

Professores buscam a “amazonização” do país

Programação acontece entre os dias 22 e 27 de outubro

Com o tema “Educação e Equidade: Bases para Amar-zonizar o país”, a programação da 41ª Reunião da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) teve início neste domingo (22). O evento, que segue até o dia 27 de outubro, tem a organização da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A cerimônia de abertura foi realizada no auditório Eulálio Chaves, da Ufam, e contou com a participação da vice-reitora da UEA, Kátia Couceiro.

Evento científico

Considerado o maior evento científico na área da pesquisa e educação do país, a reunião acontece em Manaus por meio da colaboração entre os Programas de Pós-graduação em Educação da UEA e Ufam. Inspirado nesse esforço coletivo, surgiu o tema geral do evento. A programação conta com apresentação de trabalhos, oficinas, painéis temáticos, colóquios, conferências, entre outras atividades com pesquisadores de todas as regiões do país e convidados internacionais.

Abertura

A mesa de abertura contou com a presença de pesquisadores e intelectuais indígenas a partir do tema “Caminhos para Amar-zonizar o Brasil: povos indígenas e educação”. Com mediação da representante da coordenação do PPGED/UEA, Célia Bettiol, participaram da conversa Alva Rosa Tukano, Ytanaje Cardoso Munduruku e Samela Sateré-Mawé.

“O fato de estarmos sediando este evento, junto à Ufam, é muito importante para darmos visibilidade à nossa instituição e aos nossos programas de pós-graduação. É algo muito significativo, pois marcamos nosso lugar no âmbito da ANPEd”, completou a professora Célia Bettiol.

Sobre a ANPEd

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação é uma entidade sem fins lucrativos que congrega programas de pós-graduação stricto sensu em educação, professores e estudantes vinculados a estes programas e demais pesquisadores da área. Tem como objetivo o desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura, dentro dos princípios da participação democrática, da liberdade e da justiça social.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *