Governo pretende ampliar a educação à distância com o projeto Aula em Casa
Sistema vai operar 31 retransmissores para alcançar os 61 municípios do interior
A Rádio e TV Encontro das Águas, emissora pública de radiodifusão pertencente ao Governo do Amazonas, vai chegar a 100% do território estadual, levando programação educativa, infantil e conteúdo cultural e jornalístico para a população nos 62 municípios amazonenses. O governador Wilson Lima formalizou um termo de cooperação com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para promover a expansão do sinal.
Digitaliza Brasil
Com investimentos do programa federal Digitaliza Brasil, o Sistema Encontro das Águas vai fazer a operação e instalação de 31 retransmissoras de rádio e televisão no interior do estado. A ampliação do sinal garante o acesso dos amazonenses à educação a distância, por meio do projeto Aula em Casa.
Além disso, a emissora pública está em fase de instalação, com recursos do Governo Estadual, de outros 31 canais. Esse acordo de cooperação objetiva o desenvolvimento de ações conjuntas visando a implantação, operação e retransmissão de serviços de radiodifusão de sons e imagens para expansão do sinal da TV Brasil.
Três fases
O projeto de interiorização da rádio e TV Encontro das Águas foi dividido em três fases. A primeira já está 50% realizada e consistiu na instalação de retransmissoras em 10 dos 20 municípios contemplados. Hoje, além da capital, mais de 584 mil amazonenses têm acesso ao conteúdo da TV e da Rádio Encontro das Águas e ao ensino a distância do Aula Em Casa nos canais 2.2, 2.3 e 2.4.
A segunda fase do projeto, já autorizada pelo governador, contemplará outros 10 municípios do interior, totalizando 31 retransmissoras.
Na terceira fase de expansão, o acordo de cooperação beneficiará 31 municípios amazonenses: Amaturá, Anori, Atalaia do Norte, Barcelos, Barreirinha, Beruri, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Canutama, Envira, Fonte Boa, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Jutaí, Manicoré, Maraã, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Pauini, Santa Isabel do Rio Negro, São Sebastião do Uatumã, Uarini, Urucará, Urucurituba, Japurá Tapauá e Tonantins.