PRIMEIRA MÃO

Tudo ainda pode acontecer na corrida pela única vaga ao Senado, no Amazonas

O comando do marketing de Amazonino Mendes

Empresário do ramo têxtil assume comando do Centro das Indústrias

Notícias exclusivas de Parintins no ÚNICO

Assembleia está perto de derrubar cláusulas de barreira em concursos

Sinetram está cumprindo papel que não é dele, diz Serafim

Fórum debate soluções para o transporte coletivo e mobilidade urbana

O golpe do aluguel baixo em Parintins

Amazonas se mantém dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal

Reportagem revela intenso comércio clandestino de gasolina na fronteira com Peru e Colômbia

Bruno Araújo teria atirado contra pescadores clandestinos antes de morrer

Presidente do Tribunal de Contas grava vídeo pedindo uso de máscaras no órgão

Prefeitura procura três mil crianças menores de um ano que não completaram vacinação

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Corrida para o Senado

No tabuleiro de xadrez das possibilidades para a disputa da única vaga para o Senado de 2022, as peças estão em movimento e o xeque-mate só vai se confirmar nas convenções de julho. O Coronel Menezes, que é o nome do PL nesta corrida e tem o apoio de Bolsonaro, garante que sua missão é impedir a reeleição de Omar Aziz, mas internamente, os comentários são de que ele pode recuar e disputar vaga para deputado federal. Chico Preto, do Avante, terá sua posição definida na convenção do partido, pois o vice-prefeito licenciado, Marcos Rotta, tem interesse nessa vaga, enquanto PT, MDB, PDT e PSB ainda não confirmaram nomes. Arthur Neto e Omar Aziz seguem firmes nessa disputa.

Marketing de Amazonino

O gaúcho Gabriel Aquino é o marqueteiro do pré-candidato Amazonino Mendes, que vai tentar se eleger pela quinta vez como governador do Amazonas.Gabriel coordenou a campanha de Wilson Lima em 2018 e já iniciou os trabalhos. O jornalista Paulo Castro, que há mais de um ano era o responsável pela comunicação de Amazonino, se mantém no grupo.

Novo comando no Cieam

Nesta quarta-feira (22), às 15h, o empresário Luiz Augusto Rocha, assumirá a presidência do Centro da Indústria do Amazonas (Cieam), em substituição a Wilson Périco, que deixa a função para ser candidato a deputado estadual pelo Avante. Rocha é empresário do ramo têxtil e confecções e vai assumir a presidência do Cieam por quatro meses, até que seja contratado um novo presidente.

ÚNICO em Parintins

O jornalista Anwar Assi já está em Parintins e a partir desta quarta-feira (22), vai contar na coluna “ÚNICO em Parintins”, o que vai rolar na Ilha dentro e fora do Bumbódromo, acompanhando o desfile de políticos, a movimentação dos bumbás e o agito de quem é notícia.

Concursos sem barreiras

A Assembleia Legislativa do Amazonas já aprovou na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) um Projeto de Lei que propõe a não eliminação dos candidatos aprovados, mas não classificados em concursos estaduais. Os defensores do projeto apontam que a cláusula de barreira dos concursos impede que o candidato aprovado em concurso siga nas próximas etapas e está sendo quebrada em vários estados do Brasil.

Sinetram no papel errado

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) chamou atenção para a “distorção” que está acontecendo há décadas no Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram): a entidade era para ser um sindicato de defesa dos interesses do empresariado do transporte coletivo, mas atua como prestadora de serviço vendendo cartões de passagem nos ônibus. Serafim tentou mudar isso quando foi prefeito de Manaus, mas não conseguiu. Para o líder do PSB na Assembleia do Amazonas, o “apagão” na bilhetagem eletrônica de Manaus está ligado diretamente à atuação equivocada do Sinetram, que sendo sindicato, não deveria vender serviços e produtos.

Transporte coletivo em Manaus

Ao entregar novos ônibus para a capital, ontem, o prefeito David Almeida disse não ignorar os problemas do sistema de bilhetagem. Mas pediu desculpas e calma à população para que todo o software seja alterado. Por falar nisso, nesta quarta (22) acontece o segundo dia do Fórum Nacional de Trânsito e Transportes, que está sendo sediado em Manaus. Nessas reuniões, gestores de todo o país tentam encontrar soluções para a mobilidade urbana nas capitais.

O golpe do aluguel

Brasileiro não tem mesmo um minuto de paz com os golpistas. A Polícia Civil do Amazonas alertou ontem que golpistas de Parintins estão oferecendo alugueis a valores baixíssimos e pedindo depósito antecipado. Depois desaparecem com o dinheiro ou o imóvel não é nada daquilo que anunciaram. Fica o alerta!

Sem precatórios

O Amazonas passou com louvor Relatório de Gestão Fiscal, com foco nos Estados e no Distrito Federal, divulgado pelo Ministério da Economia. Ao contrário do Acre, por exemplo, manteve-se dentro do limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para a relação entre despesa total do Executivo com pessoal e Receita Corrente Líquida (RCL). Apenas ele e Alagoas não possuem precatórios.

Gasolina pirata

Reportagem exclusiva do jornal O Estado de S.Paulo, assinada pelo enviado especial
Vinícius Valfré, revelou nesta quarta-feira (22) um intenso comércio de gasolina clandestina, originária do Peru e da Colômbia, nas cidades de Tabatinga, Atalaia do Norte e Benjamin Constant. O combustível da fronteira é quase R$ 4 reais mais barato que a gasolina brasileira e faz a renda de centenas de pequenos comerciantes nos três municípios. As mortes de Dom e Bruno estão servindo, pelo menos, para o descortinamento de problemas de décadas de omissão dos poderes públicos e esclarecendo ao mundo o que acontece, afinal, no Vale do Javari.

Troca de tiros

Em reconstituição do assassinato de Bruno Araújo e Dominic Phillips, ontem, em Atalaia do Norte, o autor confesso, Amarildo Oliveira, o “Pelado”, misturou as coisas, voltou atrás, disse que atirou e depois que quem atirou foi Jeferson, o “Pelado da Dinha”. A Polícia Federal continua montando o quebra-cabeças para saber como aconteceu o crime e recebeu a informação de que Bruno teria discutido com o Pelado da Dinha e, ainda, atirado cinco vezes na embarcação que retirava pirarucus do rio, o que era proibido.

Síndromes respiratórias

O aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no país, monitorado pelo Boletim Infogripe, da Fiocruz, mostra que o Amazonas está entre os estados onde crescimento foi registrado. Não é à toa que o site do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) tem em sua página inicial, um vídeo do presidente Érico Desterro convocando os servidores e frequentadores a “gentilmente” voltarem a usar a máscar de proteção. Não é obrigatório, mas é uma questão de preocupação com o próximo e consigo mesmo, diz Desterro.

Crianças não vacinadas

A Prefeitura de Manaus está procurando crianças menores de 1 ano de idade que ainda não completaram o ciclo vacinal da Pentavalente e da Poliomielite. A Secretaria Municipal de Saúde estima que 9.943 crianças completarão um ano de idade no 2º quadrimestre de 2022 e, dessas, 6.650 receberam as três doses das vacinas Pentavalente e Poliomielite até o dia 12 de junho. o que representa 66,88% das crianças cadastradas. Mas ainda faltam cerca de 3,3 mil crianças menores de 1 ano, que estão com a imunização atrasada.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *