TSE proclama Lula e Alckmin como eleitos a presidente e vice do Brasil

Contas eleitorais foram aprovadas por unanimidade

Tudo pronto para a diplomação na próxima segunda-feira (12)

O pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proclamou eleitos para os cargos de presidente e vice-presidente da República, respectivamente, Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin. A proclamação foi possível após a aprovação, por unanimidade, do relatório final de totalização do segundo turno das Eleições Gerais 2022. Segundo o artigo 227 da Resolução TSE nº 23.669/2021, “aprovado o relatório final, o TSE proclamará o resultado das eleições no país, publicando-se a decisão no mural eletrônico”.

Contas eleitorais

O TSE aprovou sem ressalvas as contas da campanha de Lula e Alckmin, abrindo caminho para a diplomação do petista no próximo dia 12. Em voto, o ministro Ricardo Lewandowski, relator das contas do petista, apontou que embora a área técnica do tribunal tenha apontado algumas inconsistências, a campanha do PT demonstrou a legalidade das despesas. “As inconsistências pontuais no montante de R$ 187 mil representavam apenas 0,124% do total de recursos arrecadados na campanha e ainda assim foram superadas as objeções pelos documentos apresentados pelos candidatos”, relatou.

Diplomação

A prestação de contas é a última etapa antes da diplomação de Lula e Alckmin como presidente e vice-presidentes eleitos. O evento está marcado para o próximo dia 12 de dezembro na sede do TSE – tradicionalmente o evento é realizado até o dia 19, mas a equipe do petista pediu para antecipar a data.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *