PRIMEIRA MÃO

Troca no comando de partido no Amazonas mexe na corrida pela cadeira de Wilson Lima

Eduardo Braga em vias de concentrar o apoio do Pros em sua campanha rumo ao governo estadual

Carta que escancara transparência será entregue aos candidatos ao governo do Amazonas

Wilson Lima e Saullo Vianna comemoram título em Parintins

Lula visita Manaus no início de agosto e quer falar com indígenas, confirma deputado

Justiça autoriza indígenas a decidir sobre a exploração de potássio em municípios do Amazonas

Polícia Federal investiga se cassiterita apreendida em Manaus seria usada no Distrito Industrial

Zona Franca ganhará entreposto em Santa Catarina

Pará vai ao Rock in Rio representar a cultura “nortista”

Ibama dificulta a aplicação de multas a grandes desmatadores da Amazônia

Anvisa aprova CoronaVac para crianças abaixo de cinco anos

Rua Barão de São Domingos já está liberada para circulação

Novo comando no partido no Amazonas

O Partido Republicano da Ordem Social (Pros) terá novo comando no Amazonas. Osvaldo Cardoso deixou a presidência. Pessoas que acompanham o processo de perto, disseram ao ÚNICO que o novo comando deverá ser mais próximo ao senador Eduardo Braga (MDB), pré-candidato ao governo. O Pros foi fundado em 2010 e a estimativa é que tenha 122 mil filiados em todo o Brasil.

Novas dirigentes

Quem também empossou nova diretoria foi o União Brasil do Amazonas, que nesta quinta (14), com a presença do presidente nacional Luciano Bivar e o presidente regional Pauderney Avelino, empossou a diretoria feminina da sigla. A vereadora e pré-candidata a deputada estadual Professora Jaqueline assumiu a direção feminina no estado e a pré-candidata a deputada federal Emília Ferraz ficará à frente no âmbito municipal.

Carta-Compromisso para candidatos

O Comitê Amazonas de Combate à Corrupção escolheu os professores Michele Aracaty, da Universidade Federal do Amazonas e Mourão Júnior, da Nilton Lins, duas personalidades destacadas da economia e da academia, para elaborar uma Carta-Compromisso com propostas para enfrentar os problemas sociais, econômicos, éticos e de transparência da Administração Pública, a ser apresentada aos candidatos ao governo do Amazonas nas eleições 2022.

Wilson e Saullo em Parintins

O governador Wilson Lima (UB) e o deputado Saullo Vianna (UB) recebem nesta sexta-feira (15) o título de Cidadão de Parintins, em cerimônia a ser realizada na Câmara Municipal da cidade. Depois seguem para a Catedral de Parintins, que neste mês celebra a sua padroeira, Nossa Senhora do Carmo. Uma comitiva de políticos estaduais confirmou presença no festivo município.

Lula em Manaus

O deputado federal Zé Ricardo (PT) confirma em suas redes sociais que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega a Manaus no início de agosto, entre os dias 5 ou 6. Cheio de aliados no Amazonas, como os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) e os deputados federais Marcelo Ramos (PSD) e Sidney Leite (PSD), além dos petistas, é claro, Lula disse a Zé Ricardo que quer falar com os indígenas locais.

Extração Mineral

A juíza federal Jaiza Fraxe autorizou a liberação de recursos para que os indígenas Muras realizem a segunda das 44 audiências públicas para definir sobre a exploração de potássio em suas terras, localizadas nos municípios de Autazes e Careiro da Várzea. O potássio é matéria prima para a produção de fertilizantes, elemento vital para o agronegócio. A reserva de potássio em Autazes estimada em 800 milhões de toneladas, levou o Brasil de 11º para 8º maior reservatório do mineral no mundo.

Minério ilegal

Enquanto se tenta consertar de um lado, do outro a coisa desanda. Pela segunda vez este ano a Polícia Federal apreendeu uma carga ilegal de oito toneladas do minério cassiterita “passeando” por Manaus. Nove pessoas foram presas, mas nenhuma contou para quem seria vendida a carga, que vale cerca de R$ 800 mil. A PF avalia se alguma empresa do Distrito Industrial iria comprar esse material, que serve, entre outras coisas, para fazer folha de flandres, plásticos, tintas, etc. Vale lembrar que Manaus está também se transformando em rota de saída de minério ilegal extraído no Pará, que chega à capital amazonense de balsa.

Zona Franca em Itajaí

O município de Itajaí, em Santa Catarina, vai abrigar, a partir de outubro, um entreposto da Zona Franca de Manaus. O projeto é do grupo mineiro BRL Properties e será operado pela empresa ZF-Log. O entreposto funciona basicamente como um braço da Zona Franca de Manaus. Nele as mercadorias podem ser movimentadas, fracionadas e re-expedidas para todo o Brasil com a mesma isenção tributária que é aplicada no Amazonas. O entreposto itajaiense deve receber logo de início cargas de grandes empresas como Philco, Samsung, Positivo, Intelbras e TLC.

Pará no Rock in Rio

Mais uma vez, o Pará sai na frente. Dessa vez, os paraenses vão invadir o Rock in Rio, em setembro deste ano, com a cultura musical do estado vizinho – tecnobrega, carimbó e outros ritmos tradicionais da região – e um projeto de defesa da Amazônia, em um palco especial só para isso. No rótulo, a defesa seria da cultura nortista, mas ninguém vai apresentar toadas ou cirandas, típicas do Amazonas.

Multas mais difíceis

Uma nova ordem do Ibama, agora vai exigir que os fiscais que aplicam multas em desmatadores da floresta “provem” o dolo ou a culpa do desmatador, ou seja, os fiscais terão de provar que houve “intenção de desmatar”. Deve ser brincadeira.

Vacinas em crianças

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta semana o uso emergencial da vacina CoronaVac contra a Covid-19 para crianças de 3 a 5 anos, que não sejam imunossuprimidas. A CoronaVac será aplicada em crianças na mesma dosagem já administrada em adultos: em duas doses, com o intervalo de 28 dias ou de duas a três semanas entre elas.

Limpeza do centro

A Prefeitura de Manaus começou a limpar as ruas do centro de Manaus, com a descida das águas. Com o rio Negro já em período de vazante, vai ser necessário retirar toneladas de passarela e pontes e ainda muito lixo acumulado nas ruas. A rua Barão de São Domingos, que estava interditada, já foi lavada e liberada, para a circulação.

SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/

Facebook:
Facebook.com/portalunico.com

Instagram:
https://instagram.com/portalunico?utm_medium=copy_link

Twitter:
https://twitter.com/PortalUnico?t=5LAn7TYhr43mFX0LTFQ2wA&s=09

FALE COM A GENTE

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Um comentário

  1. Ricardo, Eduardo, Omar nenhum é amazonense todos foram para esquerda fracassada do Brasil, os outros são, mas um deles não ganha eleição nem para ser o presidente do condomínio e que é de Maués, mau serás, portanto, todos estão fracassados na política.
    Podem colocar o bode velho entre os índios, será bem recebido na flecha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *