Eleitorado do Estado cresceu quase 10% e a faixa dos jovens de 16 e 17 anos deu um salto de 50%
Mesários começam a ser treinados no mês de agosto para atuar nas eleições deste ano
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) abriu nesta segunda-feira (18) a Central de Urnas Eletrônicas para uma entrevista coletiva com o objetivo de esclarecer à imprensa pontos sobre o processo com a utilização dos equipamentos. A diretora-geral do TRE-AM, Júlia Labareda, recebeu a imprensa e defendeu enfaticamente a segurança e confiabilidade das urnas eletrônicas.
Segundo a diretora, nove mil urnas serão utilizadas durante as eleições deste ano no Amazonas, com a participação de mais de 30 mil mesários.
“Serão 7.900 seções, e mais de 30 mil mesários. O início do treinamento para o manuseio das urnas eletrônicas com os mesários vai ocorrer a partir de agosto. E já neste mês, as urnas começarão a ser encaminhadas aos municípios do interior do estado”, disse ela.
Em todo o país, a Justiça Eleitoral utilizará 225 mil novas urnas. As placas-mãe dos equipamentos foram produzidas pela Boreo Indústria de Componentes, subsidiária da Positivo Tecnologia, instalada no Polo Industrial de Manaus.
Segurança
Júlia Labareda reforçou que “as urnas são seguras” e descreveu que 21 urnas, de três seções, serão sorteadas, para que seja verificado o sistema no dia da eleição. Além disso, o sistema estará aberto para qualquer auditoria. “Desconheço qualquer caso de fraude envolvendo a urna eletrônica no Brasil”, confirmou.
Eleitorado
O eleitorado do Amazonas cresceu 9,5% desde as últimas eleições presidenciais, realizadas em 2018, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Neste ano, um total de 2.647.748 de amazonenses está apto a participar do pleito, 219 mil eleitores a mais do que há quatro anos (veja abaixo perguntas e respostas sobre as eleições).
Segundo a diretora, o Amazonas também seguiu a tendência nacional de aumento dos eleitores de 16 e 17 anos e registrou um aumento de 50% na faixa desse eleitorado. São 58.984 eleitores dessa faixa etária, um incremento de quase 20 mil em relação a 2018.