PRIMEIRA MÃO

Tribunal dá 15 dias para Governo do Amazonas pagar a Suframa

Justiça ouve crianças e adolescentes vítimas de sexo

Assembleia abre o plenário nesta terça-feira

Amigos fazem vakinha virtual pra atender “mestre do samba” que foi roubado em Manaus

124 processos na mira do Tribunal de Contas do Estado

Ministério Público cobra nomeação de delegado para Humaitá

Ministra relata assassinatos de indígenas além da fome

Garimpeiros correm contra o tempo para deixar território Yanomami

Casa das artes reabre com três exposições gratuitas

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Dívida do governo com a Suframa

O governo do Amazonas tem 15 dias, para devolver aos cofres da Suframa a quantia de R$ 93.250,46, que deverá ser atualizada com juros e correção monetária em valores atuais, já que esta cifra é referente a 28 de dezembro de 2014 quando foi firmado um convênio entre a autarquia e o Estado para a execução do Projeto de Agroindústria de Processamento de Frutas Regionais.

Decisão é do Tribunal de Contas da União

A decisão é da 1ª Câmara do Tribunal de Contas da União (TCU). Veja a matéria completa aqui no ÚNICO, no link https://portalunico.com/governo-do-amazonas-tem-15-dias-para-pagar-divida-com-a-suframa/.

Vítimas da violência sexual

Até o dia 12 de fevereiro, o Tribunal de Justiça do Amazonas estará realizando o “Mutirão Justiça pela Dignidade”. O trabalho prevê a realização de 150 audiências para ouvir crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de crimes de violência sexual, que tramitam na Justiça.

Estreia de deputados

Nesta terça-feira (6) a Assembleia Legislativa do Amazonas reabre as Sessões Ordinárias no Plenário Ruy Araújo, quando finalmente os deputados estaduais novatos vão poder estrear na tribuna. A sessão, que será presidida pelo presidente Roberto Cidade, começa às 9h.

Vakinha pra ajudar Mestre do Samba

Amigos do Bar Rigudos criaram uma Vakinha Virtual para ajudar o Kiroga, figura tarimbada do samba da Praça 14 e um dos responsáveis pelos primeiros passos do Quintal do Couro Velho. Ele teve roubados seus equipamentos de som no centro da cidade. O prejuízo foi de cerca de 3800 reais e essa é a meta a ser alcançada. O ÚNICO apoia essa ação. Participe/www.vakinha.com.br/3459116 https://www.instagram.com/p/CoUu

Sessão no TCE

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) vai julgar 124 processos nesta terça-feira, em sessão aberta e transmitida pelas redes sociais. Alguns são ainda recentes, mas há prestações de contas que estão tramitando há 12 anos na Corte, como é o caso da Secretaria Municipal de Educação (Semed), referente ao ano de 2010, de responsabilidade de Mauro Giovanni Lippi Filho.

Cidade sem delegado

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) recomendou ao governo do Amazonas que providencie com urgência a nomeação de um delegado para o município de Humaitá que, não se sabe o motivo, está sem titular, impedindo os registros de flagrantes e outras iniciativas da polícia e, portanto, abertura de inquéritos, tramitações e outros processos burocráticos. Resumindo, nada está funcionando lá.

Garimpeiros pedem socorro

As notícias vindas de Roraima indicam que agora são os garimpeiros que estão pedindo socorro para deixar as terras Yanomami. A Operação Estrangulamento fechou o espaço aéreo sobre a reserva indígena e alimentos não estão mais chegando aos garimpeiros que, em alguns casos, não sabem nem como sair de onde estão, porque chegaram e avião e helicópteros.

Assassinatos e violência

Em outra frente, a própria ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara, foi a Roraima e disse que soube de três assassinatos de indígenas, causados por garimpeiros. O cenário é de guerra, doença e desinformação. Guajajara disse que não conseguiu pousar em duas localidades para entregar alimentos por conta da insegurança. A Funai informou que há relatos de casos de violência de garimpeiros contra indígenas em algumas comunidades dentro do território yanomami.

Casa das artes reabre

Fechada para manutenção desde dezembro, a Casa das Artes reabre para visitação na sexta-feira (10), a partir das 15h, com cinco novas exposições, sendo duas coletivas e três individuais. O espaço retorna com novas mostras de artes visuais e funciona até as 20h, de terça a domingo, com entrada gratuita.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 9910

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-17775-7388


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *