Vencedora da concorrência foi a Amazônia Navegações Ltda
Autorização é válida por um ano
Solange Elias
Da equipe do ÚNICO
Três meses e três dias depois do desabamento da ponte sobre o rio Autaz Mirim, na BR-319, no município de Careiro da Várzea, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) publicou, nesta quarta-feira (11), no Diário Oficial da União (DOU), o resultado da concorrência para empresas operarem o serviço de balsas na travessia. A vencedora foi a Amazônia Navegações Ltda, que fará a travessia de pedestres e veículos pelo prazo de 12 meses.
“A celebração do contrato será feita junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Amazonas (Dnit/AM) e o início das operações deverá ser tratado entre a Agência, a Superintendência do Dnit no estado e a empresa autorizada, de forma a manter o fluxo na rodovia em questão”, diz a Antaq.
O desabamento
O desabamento da ponte sobre o rio Autaz Mirim, no Km 25 da BR-319, no Careiro da Várzea, aconteceu no dia 8 de outubro de 2022, dez dias depois da queda da ponte sobre o rio Curuçá, no Km 23 da mesma rodovia, em que morreram 4 pessoas.
Os dois trechos de travessia receberam soluções provisórias – no Autaz Mirim uma ponte seca foi improvisada atravessando o rio na fase da vazante e no Curuçá são balsas do governo estadual que estão operando.
A licitação oficializa a contratação de empresa para o rio Autaz Mirim e deixa mais longe uma possível recuperação da estrutura das duas pontes.
Com informações da Antaq.