PRIMEIRA MÃO

Trabalhadores vão à justiça contra a compra de refinaria pelo Grupo Atem

Arthur Neto agora é cortejado por Leite e Dória

Marcelo Ramos vai pedir Tribunal Federal para o Amazonas

CPI da Pandemia apresenta relatório nesta semana

Declarações de deputado toca fogo nas relações entre católicos e grupos bolsonaristas

Marqueteiro Martinelli faz campanha vitoriosa na África

Ex-governador José Melo busca alternativa para ser candidato a deputado

Nesta segunda-feira tem David Assayag nas comemorações do Aniversário de Manaus

Vacinação contra a Covid-19 nesta semana começa com 39 pontos funcionando

Ação contra Grupo Atem

O Sindipetro (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Petróleo e Derivados do Amazonas) vai à Justiça tentar reverter a compra da refinaria Reman, pelo Grupo Atem. A Reman é a única refinaria do Amazonas e da Região Norte. Os trabalhadores alegam que a venda caracteriza incentivo ao monopólio e não terá nenhuma vantagem ao consumidor.

Disputa pelo apoio de Arthur

O ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), tem sido cortejado por seus adversários nas prévias do partido, que vão escolher um candidato à presidência da República. João Dória, governador de São Paulo, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, têm estendido tapete vermelho para o amazonense, de olho em um eventual apoio.
Na semana passada, Neto almoçou em São Paulo com Dória e, na semana que vem, vai a Porto Alegre falar com os tucanos gaúchos.

Católicos reagem a grupos bolsonaristas

Ao xingar o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, toda Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o papa Francisco, de “safados” e “pedófilos”, o deputado estadual de São Paulo, Frederico D’Ávila (PSL) jogou gasolina no fogo na relação entre grupos católicos e grupos bolsonaristas. A CNBB divulgou nota cobrando posição da Assembleia Paulista contra o deputado. Em vários templos católicos, ocorreram manifestações contra o deputado bolsonarista.

Marqueteiro Martinelli faz campanha vitoriosa

O marqueteiro Marcos Martinelli coordenou a campanha do novo presidente eleito de Cabo Verde, José Maria Neves, que venceu com 51,5% a eleição disputada por sete candidatos. Martineli foi quem coordenou as campanhas vitoriosas de reeleição de Arthur Neto na Prefeitura de Manaus e de Amazonino Mendes na eleição suplementar para o Governo do Amazonas.

Ex-governador Melo de olho na Assembleia

O ex-governador José Melo (Pros) tenta reverter no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a decisão que o tornou inelegível para 2022. Melo almeja disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas.

CPI na reta final

O senador Omar Aziz (PSD-AM) confirmou que na próxima quarta-feira (20), será entregue o relatório da CPI da Pandemia e no dia 26 será feita a leitura. O prazo de uma semana é necessário para que todos os senadores possam ler o documento que deve indiciar o presidente Jair Bolsonaro por genocídio e ainda o ex-ministro Eduardo Pazuello por crime de homicídio qualificado. O relatório final ainda deverá sugerir mais de 15 alterações na legislação brasileira.

Tribunal Federal no Amazonas

Uma reivindicação de mais de 11 anos pela implantação de um Tribunal Federal em Manaus ganhou novo corpo. O deputado Marcelo Ramos anunciou que está “conversando com membros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para, pelo menos, criar uma turma de segundo grau em Manaus”. “A distância geográfica, o número de processos, em especial de natureza tributária por conta da Zona Franca de Manaus e a questão ambiental, pelo fato de termos a maior floresta preservada do planeta, justificam a criação do TRF em Manaus”, argumentou.

Precedentes

A movimentação de Ramos se dá em função da aprovação, pelo Senado Federal, da implantação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), em Belo Horizonte (MG). Para ele, a implantação de um tribunal de segunda instância em Manaus tinha prioridade sobre a criação da corte em Belo Horizonte. “É um desrespeito com o povo do Amazonas. O nosso TRF foi aprovado antes”, afirmou o deputado.

Agenda do Aniversário de Manaus

Confira a agenda das apresentações artísticas desta segunda-feira (18) da programação pelo Aniversário de Manaus, na Avenida do Samba, ao lado da Arena da Amazônia. O aniversário acontece dia 24 e o evento é uma promoção da Prefeitura de Manaus em parceria com o governo estadual
18h – Mirleni
19h – Escola de Samba Vila da Barra
20h – Grupo Kuarup / Wilson Nobre
21h – Arlindo Neto
22h – David Assayag
23h – Edmundo Oran

Vacinação hoje

Nesta segunda-feira (18), a campanha de vacinação contra a Covid-19 será em 39 pontos da capital. Os cinco estratégicos, incluindo o “Sambódromo” que volta a funcionar com atendimento a pedestres e em drive-thru, e mais 34 unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), entre policlínicas, clínicas da família e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O horário de atendimento será das 9h às 16h.

Atem envia nota de esclarecimento

A Distribuidora Atem de combustíveis enviou ao Portal ÚNICO, nota de esclarecimento:

“As acusações de prática de cartel contra a Atem sempre tiveram e tem motivação comercial e política. Sobre essas denúncias, a Atem passou por uma CPI da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, na qual foi totalmente isenta.

Sobre a ação na Justiça Federal e preço de aquisição da Refinaria:
A ação é contra a Petrobras. A Atem não faz parte da ação.
A Atem ofereceu o melhor preço dentro de processo competitivo amplo e transparente, promovido pela Petrobras. O processo competitivo ocorreu dentro dos mais rigorosos parâmetros legais e melhores práticas de mercado, contando com a participação de múltiplos interessados, foi conduzido por renomados assessores jurídicos e financeiros e chancelado por diversos órgãos de controle internos e da Administração Publica.

Sobre a isenção fiscal:
Informamos que a Atem está enquadrada nas disposições do decreto-lei nº 288, de 28 de fevereiro de 1967 por viabilizar a alternativa de importação de combustíveis para o abastecimento da Zona Franca de Manaus.
Referido decreto constitui importante incentivo regional, a ampla gama de setores, a todos os agentes que viabilizam a importação como alternativa de abastecimento a Zona Franca de Manaus. Diversas outras empresas aqui sediadas e que abastecem a Zona Franca de Manaus usufruem de benefício similar.
Referido direito foi assegurado por decisão judicial obtida pela Atem na Justiça Federal, já foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal (TRF) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Várias outras importadoras de combustíveis também recorreram ao Judiciário, sendo que obtiveram sentenças definitivas garantindo o direito à isenção.
Não obstante as disposições do Decreto acima citado, a importadora ligada ao Grupo Atem é a terceira maior contribuinte do Estado do Amazonas. A empresa recolhe regularmente todos os impostos concernentes a suas operações. Apenas em 2020, recolheu 630 milhões de reais em tributos.
A Amazônia Energia é uma empresa do Grupo Atem. O Grupo Atem gera cerca de 3.000 empregos diretos e indiretos e está presente em 9 estados do Brasil, possuindo mais de 300 postos franqueados, 5 bases de distribuição ativas, 4 bases em construção e mais de 2.000 clientes ativos, movimentando um total de mais de 2 bilhões de litros de combustíveis por ano. Além da Distribuidora Atem, o Grupo é composto por diversas sociedades no ramo de combustíveis, logística rodoviária e fluvial e construção naval, entre outras.

Atualizado em 25 de outubro de 2021


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *