Temperaturas de agosto colocam consumo de energia em Manaus nas alturas

Na quarta-feira foi o dia de maior consumo na capital amazonense

Amazonas Energia identifica uso intenso de aparelhos de refrigeração

O calor acima do normal, com sensação térmica de mais de 40ºC levou a população manauara a utilizar intensamente aparelhos de refrigeração, causando elevação de mais 8% no consumo, que passou de 1.522,60 MW, registrado em 18 de agosto do ano passado, para 1.657,90 MW registrado na última quarta-feira (23), segundo a concessionária Amazonas Energia.
A demanda fora do padrão também reflete no aumento de queixas e ocorrências, a maioria formalizadas pelo 0800 701 3001 da concessionária. Na quarta-feira foram registradas 681 ocorrências.

Sobrecarga

A Amazonas Energia explica que nesse período do ano, os transformadores de distribuição são, historicamente, mais exigidos em função do aumento de carga no sistema no comparativo com o primeiro semestre do ano.
Em 2023, se registrou um aumento de 25% em serviços de substituição de transformadores em relação ao ano passado.

Onda de calor

“Esse aumento tem sido muito influenciado pela onda de calor que afeta quase todo o Brasil, em especial, as cidades do Norte e Centro-Oeste, e como consequência, aumenta-se o consumo diário de utilização de aparelhos de ar-condicionado na cidade”, observa o técnico da concessionária, Raimundo Júnior.
Segundo ele, a Amazonas Energia está com suas equipes 24h atuando nas demandas emergenciais e conta com o reforço, sempre que necessário, de equipes multifuncionais de atendimento comercial, além de equipes de manutenção e de construção de rede. A substituição de transformadores acontece num prazo máximo de até 2 horas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *