transferir
Mulheres e economia

Por: Michele Lins Aracaty e Silva

Economista, Doutora em Desenvolvimento Regional, Docente do Departamento de Economia da UFAM, ex-vice-presidente do CORECON-AM.

Tecnologias Sustentáveis

energias-renovaveis-wise-24323434

Entende-se por Tecnologias Sustentáveis toda e qualquer tecnologia utilizada com o objetivo de conservar os recursos naturais e promover o desenvolvimento social e econômico em prol das gerações futuras tendo como base um conjunto de técnicas, habilidades, métodos e processos usados para produzir um produto (Portal da Educação Ambiental).

Para Neves (2021), as Tecnologias Sustentáveis são inovações que cuidam do meio ambiente, impulsionam discussões e estão atentas aos impactos da tecnologia sobre o mundo promovendo a conscientização e o engajamento da sociedade, da empresa e do governo acerca das questões ambientais (UFSM).

Entre os principais tipos de Tecnologias Sustentáveis, destacamos: assinatura eletrônica, gestão digital de documentos, computação em nuvem e energia renovável, eficiência energética, transporte sustentável, economia circular, agricultura sustentável.

Diante do crescente impacto das mudanças climática e do aumento das preocupações com a degradação ambiental, as Tecnologias Sociais são relevantes na busca por respostas aos desafios globais e possibilita o desenvolvimento de projetos de conservação, monitorização da biodiversidade, controle da poluição bem como o mapeamento de áreas de risco ambiental (UFSM).

Além disso, as TS também oferecem oportunidades para a inclusão social e econômica a partir de projetos de energias renováveis, economia circular e empregos verdes com foco no desenvolvimento sustentável e redução da vulnerabilidade socioeconômica.

As TS constituem uma necessidade imprescindível diante dos desafios ambientais pois através do oferecimento de soluções inovadoras temos ferramentas poderosas para construir um futuro melhor para todos.

Por fim, para que as Tecnologias Sociais alcancem todo o seu potencial é imprescindível que haja um trabalho colaborativo entre os setores público, privado e a sociedade civil através de políticas públicas de incentivo bem como a elevação no volume de investimento em pesquisa, conhecimento, inovação e a conscientização social


Qual sua Opinião?

Confira Também