fbpx

Teatro Amazonas completa 126 anos neste sábado

Principal cartão postal de Manaus guarda a memória do ciclo da borracha

O monumento é tombado como patrimônio histórico desde 1966

Considerado um dos 15 teatros mais impressionantes do mundo, o Teatro Amazonas comemora seu aniversário de 126 neste dia 31 de dezembro, ainda deixando fortemente marcada entre os manauaras o registro do auge do ciclo da borracha e da Bélle Époque. Foi inaugurado em 1896 para atender ao desejo da elite amazonense da época, que queria igualar Manaus aos grandes centros culturais.
Para a realização da obra foram trazidos da Europa não apenas profissionais como arquitetos, construtores, pintores e escultores, mas, também, diversos materiais: mármores de Carrara, lustres de Murano, peças de ferro trabalhado da Inglaterra e telhas da França entre muitos outros materiais que revelam toda a riqueza da época.

Palco de encontros

Hoje em dia, o Teatro Amazonas é palco de grandes espetáculos de música erudita, óperas, musicais, teatro, cantores populares e muito mais. Semanalmente são oferecidos espetáculos de estilos variados gratuitos à população (mediante agendamento).

Visitação

A visitação ao Teatro Amazonas acontece de terça-feira a sábado, das 9h às 17h. E aos domingos e feriados, das 9h às 13h. A entrada vale R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Mas os amazonenses não pagam, mediante comprovação da naturalidade. O espaço conta com acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD). Em 40 minutos de visitação, o público confere o espaço que é tombado como Patrimônio Histórico Nacional desde 1966 e preserva parte da arquitetura e decoração originais, com estilo arquitetônico renascentista, com detalhes ecléticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *