Augusto-Bernardo-Cecílio-e1583413304424
O naufrágio da Humanidade – parte 2

Por: Augusto Bernardo Cecílio

Auditor fiscal e professor

Tabatinga, terra dos eventos internacionais

Tabatinga

Conhecer os eventos realizados pelos municípios é sempre o ponto de partida para o incremento da cultura, do turismo e da geração de emprego e renda. Em Tabatinga, por exemplo, temos excelentes opções de eventos que se espalham pelo ano inteiro.

Destaque para o Festival Internacional de Tribos do Alto Solimões – Festisol, um festival folclórico criado em 2009 com a finalidade de resgatar, divulgar, premiar e incentivar a cultura e o talento do caboclo amazônico, especialmente, o da tríplice fronteira Brasil, Colômbia e Peru.

O evento acontece anualmente, geralmente no mês de setembro, tendo como atrações principais as agremiações das onças Preta e Pintada, quando cada uma representa uma tribo indígena da região, sendo a Ticuna representada pela Onça Preta (cor azul e branco), e a Omáguas pela Onça Pintada (cor vermelho e branco).

Os municípios vizinhos também são convidados para fazerem suas apresentações culturais. Além disso, por se tratar de um festival internacional, Colômbia e Peru também tem participação como convidados para fazerem as apresentações, enriquecendo o intercâmbio e transformando o evento num dos maiores do Amazonas, capaz de atrair grande número de visitantes e turistas e movimentar a economia.

O evento tem duração de quatro dias e conta com várias outras atrações culturais, contando com a exposição e comercialização de comidas típicas, bebidas, artesanatos produzidos por artesões locais e outros, que contribui para o fortalecimento e consolidação da identidade cultural do município.

Mas em Tabatinga o ano já começa bem: na esperada virada do ano temos a chamada confraternização universal, com o encaminhamento para dia 1º de fevereiro, quando é comemorado o seu aniversário, com diversas atividades esportivas e culturais capitaneadas pela prefeitura. É um acontecimento importante que relembra a fundação do município e uma grande oportunidade para conhecer a sua história.

Logo em seguida vem o Carnaval, com a competição entre os blocos de rua que se apresentam na Avenida da Amizade e diversas atrações musicais, uma grande oportunidade para promover não só a cultura de Tabatinga, mas a do Brasil.

A Festa da Goiaba é realizada na comunidade de Vila Nova e comemora a colheita da goiaba produzida na comunidade, onde são preparados vários tipos de doces, cremes, sucos e outros produtos que são oferecidos aos visitantes. Já a Festa da Macaxeira, realizada na comunidade de Terezina III, comemora a boa produção da comunidade, oferecendo ao público produtos derivados da safra.

O Dia do Índio é uma data comemorativa em homenagem à população indígena, povo nativo que habitava o Brasil antes mesmo da colonização e que se destaca na defesa e preservação da floresta.

O Miss Tabatinga é um concurso de beleza que escolhe dentre jovens de 17 a 25 anos de idade, as que possuem atributos como beleza, postura e simpatia, sendo a primeira colocada eleita Miss Tabatinga, que passa a ser integrante ativa da equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, devendo atuar na divulgação dos eventos da cidade e representar o município em concursos de beleza.

Na Festa Patronal Internacional de San Juan, realizada em Iquitos/Peru, bastante popular naquele país, Tabatinga participa como convidada, levando atrações culturais do Brasil para serem apresentadas no evento, quando cada país deve expor a sua diversidade.

Por fim, o Festival Internacional de La Confraternidade Amazônica, evento realizado em julho na cidade de Letícia/Colômbia, com a finalidade de promover a cultura dos três países, fortalecendo os laços de amizade entre eles, mostrando para o mundo a riqueza natural e cultural da região.


Qual sua Opinião?

Confira Também