PRIMEIRA MÃO

Supremo Tribunal Federal remarca julgamento de Silas Câmara para hoje

Deputado federal Silas Câmara, em discurso na Câmara dos Deputados

Processo de Silas tem mais de 20 anos desde que começou

Ministra vota pela reativação do Fundo Amazônia

A agonia dos que precisam usar ônibus no Campus da UFAM

1º Congresso Brasileiro de Bruxos em Manaus

Hoje tem debate da Globo, mas Wilson Lima mantém estratégia de não ir

Lula comemora aniversário com evangélicos

Seca leva oito municípios a decretar emergência no Amazonas

Fretes marítimos para a Zona Franca estão em queda, afirma especialista

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Silas ganha tempo, de novo

Pautado para a quarta-feira (26), no pleno do Supremo Tribunal Federal (STF), o julgamento da prática de “rachadinha” pelo deputado federal pelo Amazonas, Silas Câmara (Republicanos), foi empurrado para esta quinta-feira (27) em função dos debates em torno da extinção do Fundo Amazônia, o primeiro processo na pauta.

Voto da ministra

A relatora do Fundo Amazônia, ministra Rosa Weber, levou quase uma tarde inteira para ler seu voto – que determina a reativação do Fundo Amazônia – e foi seguida pelo ministro André Mendonça. O ministro Nunes Marques não concordou e votou contra.

Mais de 20 anos

O caso das “rachadinhas” – quando um agente público fica com parte do salário de seus funcionários – de Silas foi denunciado nos idos de 2001, na área Cível, no Amazonas. Chegou à Procuradoria Geral da República em 2003 e foi denunciado pela PGR ao Supremo em 2009. Desde 2013 o caso está em vias de ser julgado, mas sempre adiado. Em 2020 e 2021 chegou a ser pautado, mas foi adiado.

Pioneirismo

O caso do deputado federal Silas Câmara (Ação Penal 864) é emblemático para a Justiça brasileira. Ele deve criar balizas para julgamentos de crimes dessa natureza que, até então, o STF não tem. O relator do processo, ministro Luís Alberto Barroso, votou pela condenação e perda de mandato.

Suplente é vereador

Se for condenado pelo STF, Silas Câmara perderá o mandato – mesmo reeleito – e seu atual suplente é o vereador de Manaus, João Carlos dos Santos Melo (Republicanos), radialista carioca que se radicou no Amazonas há oito anos.

Via Sacra no Campus da UFAM

Alunos e funcionários da Universidade Federal do Amazonas estão comendo o pão que o diabo amassou para usar ônibus no campus da UFAM. O ÚNICO recebeu de um grupo o desabafo: ”a cada semestre piora. De noite, há momentos em que apenas o 352 circula superlotado. O 125 e o 126, que fazem integração somem. Passamos horas nas paradas, sujeitos a todos os riscos”, relatam.

Encontro esotérico

O 1º Congresso Brasileiro de Esoterismo na Amazônia será realizado hoje em Manaus. A programação vai desta manhã até às 17h, no Salão Nobre do Palácio Rio Negro. Palestras programadas: Fundamentos da Bruxaria Natural, Perfumaria e Magia, Resgatando a Prática do Benzimento, Manifestação dos Ciganos Espirituais, Ritos e Práticas, Exu e Prosperidade e Ayahuasca e a Cura Espiritual, além de OVNIS e Mistérios da Amazônia.

Debate da TV Amazonas

Wilson Lima não irá ao debate da TV Amazonas, agendado para esta quinta-feira (27). A coordenação de campanha do governador avalia que ele tem vantagem expressiva na disputa e considera que a emissora vem sendo parcial pró Eduardo Braga.

Evangélicos e Lula

Representantes de igrejas evangélicas vão se encontrar com Lula, que comemora neste 27 de outubro 77 anos de idade. Em Manaus, militantes estão convocando para manifestações públicas comemorativas.

Bolsonaro no Rio

Bolsonaro vai estar hoje (27) no Rio de Janeiro e depois participará de comício em Campo Grande, bairro da Zona Oeste carioca.

Emergência por causa da seca

Subiu para oito o número de municípios que decretaram situação de emergência por conta da seca no Amazonas: Benjamin Constant, Amaturá, Tefé, Uarini, Japurá, Maraã, Alvarães e Coari. A Defesa Civil divulga diariamente o relatório de estiagem e aponta que 17 cidades estão em “situação de atenção”; 34 em “estado de alerta” e oito em emergência.

Frete mais barato

O diretor de vendas do operador logístico multimodal Asia Shipping, Rafael Dantas, afirmou que a recessão global está forçando a redução dos fretes marítimos. É o caso do trajeto da Ásia para a Zona Franca de Manaus, de onde vem a maioria dos componentes utilizados na montagem dos produtos fabricados no Polo Industrial. Segundo ele, o frete marítimo Ásia-Manaus chegou a U$ 20 mil, mas hoje gira em torno de U$ 10mil, por contêiner.

SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com

Facebook:
Facebook.com/portalunico.com

Instagram:
https://instagram.com/portalunico?utm_medium=copy_link

Twitter:
https://twitter.com/PortalUnico?t=5LAn7TYhr43mFX0LTFQ2wA&s=09

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *