Autarquias vão estimular a divulgação das soluções e produtos inovadores criados nas empresas do Polo Industrial de Manaus
As patentes registradas no Inpi ganharão também uma vitrine virtual das inovações
A Suframa e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, iniciaram um movimento de proteção da propriedade industrial na Zona Franca de Manaus, assinando, nesta semana, um memorando de cooperação técnica. Pelo documento, as duas autarquias irão atuar em conjunto na proteção dos produtos inéditos produzidos no Polo Industrial de Manaus (PIM).
As duas autarquias esperam que as empresas instaladas no PIM adotem a prática da proteção de seus produtos, ideias e inventos contribuindo assim para a Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual na região amazônica.
Sistema estratégico
A inovação é um tema permanente e estratégico dentro das indústrias brasileiras, porque é a partir da capacidade de transformar ideias em valor, agregar tecnologias e oferecer produtos de qualidade, que a indústria ganha competitividade, conquista mercados e cria empregos.
Acordo institucional
O memorando é apenas o primeiro passo de um Acordo de Cooperação Institucional e Técnica que será assinado dentro dos próximos seis meses entre as duas instituições. Na primeira etapa de trabalhos, ambas irão fazer um diagnóstico e monitoramento dos sistemas de proteção intelectual no pólo industrial, estimular o uso dessa proteção, criar um observatório de “tecnologias verdes” e ainda utilizar a plataforma “Vitrine de PI”, no site do Inpi, para expor os produtos e ideias inovadoras das empresas instaladas na ZFM.
Confira a íntegra do memorando abaixo: