Suframa e IBGE renovam parceria técnica para produção de dados

Números identificam as variáveis da economia regional

Estatísticas facilitam o planejamento de cada economia local

A Suframa e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) renovaram o acordo técnico que define que a autarquia, responsável pela Zona Franca de Manaus, apresente com clareza e transparência os números da economia regional ao instituto responsável por tabular as estatísticas de todo o país.
A parceria entre as duas instituições existe desde a década de 1990 e permite o mapeamento de diversas variáveis macroeconômicas regionais, para os Estados da Amazônia Ocidental e o Amapá – área de abrangência da Suframa.

Contas regionais

Na elaboração das Contas Regionais e do Produto Interno Bruto (PIB dos Municípios), por exemplo, são observadas normas e recomendações internacionais, adaptadas ao plano estadual, em consonância com as práticas seguidas nas Contas Nacionais pelo IBGE e compatíveis entre todas as Unidades da Federação e Municípios. Dessa forma, a Suframa tem participado dos trabalhos de construção dos agregados macroeconômicos, coordenados pelo IBGE, atendendo à demanda por informações regionalizadas.

As Contas Regionais compreendem um conjunto de agregados macroeconômicos que possibilitam aos planejadores dos Estados avaliarem a mensuração da produção anual dos bens e serviços identificados nas economias regionais, traçando as políticas setoriais para o desenvolvimento de cada Estado.

Dados essenciais

“Suframa e IBGE compartilham o desafio de identificar a real situação das economias regionais. Dados coletados por essas instituições são essenciais para governos municipais e estaduais na implementação de planos e políticas setoriais que podem resultar no desenvolvimento dessas localidades”, explicou o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *