Suframa abre programa de integração por Itacoatiara

Encontro será no auditório do Sebrae no bairro Santo Antônio

A inscrição para o evento: https://doity.com.br/jornadaintegracaoitacoatiara

A Suframa vai começar na próxima quinta-feira (7), no município de Itacoatiara, a Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento.

O evento foi idealizado pela Suframa para promover maior articulação entre a Autarquia e os poderes públicos estaduais e municipais, além de divulgar os benefícios da Lei de Informática da Amazônia, aprimorar a política de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PD&I) e detalhar os incentivos fiscais disponíveis na região.

Abertura oficial

A abertura oficial está marcada para as 9h, seguida de palestras que abordarão temas especialmente selecionados para os empreendedores e gestores locais.
Às 9h30, os servidores da Suframa Luiz Frederico Aguiar e Evelyne Souza compartilharão informações essenciais sobre os incentivos fiscais disponíveis na região, em especial para quem já investe ou deseja investir em Itacoatiara.

Palestras para os participantes

Às 10h, a servidora Thelma Arruda conduzirá uma apresentação sobre o processo de cadastro na Suframa, fundamental para empresas que desejam se beneficiar dos incentivos e oportunidades oferecidos pela Autarquia.
Em seguida, às 10h10, o servidor José Roberto Sena discorrerá sobre a elaboração de projetos utilizando matéria-prima regional, destacando a importância da valorização dos recursos locais para o desenvolvimento sustentável.
Após sessão de perguntas e respostas, a jornada encerrará com as palestras de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Sedecti) e Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), respectivamente José Sandro Ribeiro e Jorge Valente, às 11h e às 11h20.

Superintendente Bosco Saraiva

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, que estará no município, explica que a jornada faz parte do Plano de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento e é uma iniciativa estratégica da Suframa para promover maior alinhamento com as cidades localizadas na área de abrangência geográfica da Autarquia.
“Na primeira edição, em 2023, as jornadas realizadas no Amapá, em Roraima, no Acre e em Rondônia, além de Manacapuru e Iranduba no Amazonas foram cruciais para demonstrar a atuação da autarquia na região, divulgar oportunidades de financiamento de projetos e fomentar o ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação local, afirmou. Bosco avalia que as jornadas, “contribuíram com a intensificação da relação institucional entre Autarquia e os governos estaduais e municipais, institutos, e também ajudou a fortalecer a parceria com outros entes atuantes no processo de desenvolvimento da região, entre eles, o Banco da Amazônia e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam)”, explicou.

Visita a fazenda

Na véspera do evento (dia 6), a equipe da Suframa fará uma visita técnica à Fazenda JotaPê, localizada no quilômetro 8 da rodovia AM 010, (sentido Itacoatiara-Manaus), referência na cafeicultura do Amazonas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *