PRIMEIRA MÃO

Sinduscon vai à justiça contra a Seduc

O Sindicato da Indústria e da Construção Civil (Sinduscon) vai ingressar na justiça com uma ação contra a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) pela forma que a secretaria conduziu a contratação de empresas do setor, utilizando-se de uma ata aprovada quase a meia noite, num processo que rendeu muitas acusações por partes de empresas que atuam no setor e que consideram irregular o processo adotado. As empresas associadas ao Sinduscon realizaram Assembléia Geral na terça-feira (13) e autorizaram o sindicato a ingressar na justiça. Querem a anulação do processo.

✅ Rotta no DEM

O vice-prefeito Marcos Rotta fechou questão: vai se filiar ao DEM. Falta só definir a data da assinatura da ficha de filiação do partido. Rotta é pré-candidato à Prefeitura de Manaus.

✅ Sem refresco

As lideranças sindicais dos servidores públicos estão infernizando a vida do governador Wilson Lima. Na solenidade de inauguração da 16º Cicon, na Morada do Sol, na tarde de terça-feira (13) uma sindicalista usou um carro de som para detonar o governador. “Fora Wilson Lima, respeite o servidor público. Roubou a cena.

✅ Presos trabalham

Quem passou na terça-feira (13) na rodovia Am 070, próximo à Ponte Rio Negro, viu uma cena inusitada: presos do Centro de Detenção Provisória Masculino II trabalhando na estrada que está sendo duplicada. Eles executavam trabalhos de pintura do meio-fio, roçagem das margens e limpeza do pavimento para remoção de detritos, entre outros serviços de apoio. É o projeto “Trabalhando a Liberdade”, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap). Iniciativas como esta são bem vindas.

✅ Força – tarefa pró-Amazônia

Diante da pressão do exterior, o Governo decidiu criar uma força-tarefa para elaborar propostas que protejam o meio ambiente da região e ao mesmo tempo garantam o seu desenvolvimento e crescimento econômico. Um dos primeiros movimentos do governo foi convencer o senador Márcio Bittar (MDB-AC) a retirar o projeto que prevê o fim da obrigatoriedade de existência de área de reserva legal dentro das propriedades rurais.

✅ Pela Educação

Manaus foi uma das cerca de 200 cidades onde ocorreram manifestações pela educação e contra o projeto futura-se do Governo para diversificar as fontes de receita das universidades públicas. O futura-se, inclusive, foi rejeitado pelo Conselho Universitário da Ufam.

✅ Vendas recordes

Até na noite desta terça-feira, já haviam sido vendidos 22 mil ingressos para o jogo da final entre Manaus e Brusque no domingo (18) na Arena da Amazônia. A previsão é que todos os 44.400 ingressos estejam esgotados até a noite de quinta-feira (15).

✅ Grana nos bairros

Nesta quarta-feira (14) a Agência de Fomento do Estado do Amazonas inicia o projeto “Afeam nos Bairros” com aporte de R$ 4 milhões e atendimento nas zonas Norte e Leste da capital. A iniciativa é destinada a profissionais autônomos, micro e pequenos empreendedores que nunca fizeram financiamento com a Afeam e para clientes que concluíram o pagamento das operações. O atendimento será no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, à rua Gandú, 119, Cidade Nova.

✅ Esforço da Assembléia

A assembléia tem se esforçado para construir uma pauta positiva, mas esbarra em questões básicas. O presidente Josué Neto (PSD/AM) que busca um discurso para se viabilizar a candidato a prefeito em 2020 não cumpre uma lei elementar que existe há dez anos: publicar a relação de funcionários comissionados e seus respectivos salários no site da instituição. A Câmara Municipal publica, o governo publica, o TCE publica, a Prefeitura de Manaus publica.

✅ Dia do Maçom

O Dia do Maçom no Brasil será comemorado no dia 20 de agosto. A data foi escolhida para celebrar o importante papel que está “sociedade secreta” teve para um dos momentos mais históricos e emblemáticos do país: a independência do Brasil. O símbolo da maçonaria é representado por um esquadro, um compasso e a letra “G”, que remete à “God” (Deus).

✅ Ações sobre energia

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas vai atender os moradores de Iranduba e Manacapuru para facilitar o ingresso de ações de indenização pelos danos causados em decorrência do apagão elétrico ocorrido em julho nos municípios. As equipes da defensoria estarão em Iranduba dos dias 9 a 11 de setembro e em Manacapuru, de 12 a 14 de setembro para a realização de ações de atendimento.

✅ LINHA DIRETA


🚨 A cantora Lucinha Cabral vai estar nesta quarta-feira (14) no “Tacacá na Bossa” que acontece todas as quartas-feiras, no Largo de São Sebastião, no Centro Histórico de Manaus, a partir das 20 horas

🚨 Técnicos da Arsam ( Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Amazonas) participam nesta quarta-feira (14) do 11º Congresso Brasileiro de Regulação e ExpoABAR, na cidade de Maceió (AL). Trata-se de uma realização da Associação Brasileira de Agências de Regulação, sendo considerado o maior evento da temática regulatória no país

🚨 A extinção da função dos cobradores nos coletivos de Manaus vai ser tema de audiência pública na Câmara Municipal de Manaus. Os empresários do transporte coletivo, alegando prejuízos no sistema, querem tirar 100% dos cobradores da frota de ônibus da cidade


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *