Deputada Alessandra de malas prontas para sair do MDB
Ação da Polícia Federal em revendedora carros em Manaus
Deputado conhece ações inteligentes que passam longe de Manaus
Pouco mais de 50% dos advogados votou para a nova presidência da OAB-AM
Justiça Eleitoral confirma candidatura de Robson Tiradentes em Coari
Operação tenta organizar o caos do estacionamento no centro de Manaus
Nheengatu e Kambeba serão línguas oficiais nas escolas municipais
Por Cláudio Barboza e Solange Elias, com as Editorias do Único
Briga de gente grande
O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) entrou na briga contra as isenções fiscais concedidas, por meio de liminares, que tem a Distribuidora Atem na linha de frente, como a maior revendedora de produtos petrolíferos da região.
O Sindicom pediu ao Supremo Tribunal Federal para ser amicus curiae, na ação que está sendo movida pelo partido Solidariedade contra esses incentivos fiscais. Amicus curiae é aquele que fornece mais informações para que os juízes possam tomar suas decisões.
Incentivos da Atem são ilegais
O Solidariedade e o Sindicom afirmam que os incentivos – isenção de PIS e Cofins – estão causando desequilíbrio no mercado de combustíveis do país inteiro, com prejuízo de R$ 1 bilhão aos cofres públicos da União.Acusam a Atem e as demais de comprarem mais combustível do que é utilizado na Zona Franca de Manaus, o que significa que estariam vendendo o produto para outras regiões do país, a preços menores.
Sindicato tem peso nacional
O Sindicom representa as empresas Castrol, BR Distribuidora, Iconic, Ipiranga, Moove, Petronas Lubrificantes, Raízen, Shell, Total e a YPF (Yacimientos Petrolíferos Fiscales), que é uma estatal argentina, tipo a Petrobras.
Novo partido de Alessandra Campelo
A Secretária de Assistência Social, deputada estadual Alessandra Campelo está de namoro com o PSL, mas aguarda uma definição maior no quadro partidário, a fim de definir sua filiação. No MDB de Eduardo Braga ela não fica. O PSL está em vias de se fundir com o DEM para formar o União Brasil.
Federais nas ruas
Agentes da Polícia Federal amanheceram nesta quarta-feira (17) em Manaus, às portas da empresa revendedora de carros, Automix. A Receita Federal e a PF montaram a operação “Francamente” para desarticular esquema de fraudes nos benefícios fiscais na venda de caminhonetes, para outros estados. O esquema envolve funcionários do Detran-AM também. Ao longo do dia, mais informações.
Deputado Marcelo conhece ações inteligentes para cidades
O deputado Marcelo Ramos (PL) representou o parlamento federal brasileiro no Smarty City Expo World Congress, maior evento sobre cidades inteligentes do mundo,que está ocorrendo em Barcelona. A exposição apresenta inúmeras alternativas para serem implantadas, aumentando qualidade de vida e reduzindo custos da administração pública, alternativas bem distantes de uma Manaus que ainda comemora tapas buracos.
Advogados faltosos
Pouco mais da metade dos sete mil advogados aptos a votar compareceram à eleição da OAB do Amazonas, ontem, que teve como vencedor o advogado Jean Cleuter Mendonça. Cleuter teve 3.068 votos, ou seja, recebeu cerca de 43% dos votos disponíveis e Paulo Maffioletti, que teve 692 votos, recebeu menos de 10%.
Jean Cleuter saiu do pleito já com a bandeira da eleição de Alberto Simonetti para a presidência da OAB Nacional e discurso de “união” da categoria.
TRE confirma Tiradentes
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) confirmou ontem a candidatura do radialista Robson Tiradentes Jr. (PSC) para a prefeitura de Coari, que estava sob questionamento judicial. Oficializado, Robson aguarda agora a decisão sobre a ação que está movendo contra a chapa concorrente, de Keitton Pinheiro (Progressistas). A juíza do pleito, Mônica Cristina Raposo, ainda não se manifestou.
Ordem no trânsito
A Prefeitura de Manaus está tentando organizar aquele caos que é estacionar no centro de Manaus. ONtem realizou operação para orientar motoristas sobre o uso da Zona Azul e chegou a apreender quatro carros que tentavam burlar o sistema. Essa iniciativa cairia bem também na fiscalização de carretas pesadas no trânsito da cidade, cujos condutores se comportam como donos da rua e acima da lei.
Resgate das línguas indígenas
Despertando para a importância ancestral dos indígenas de Manaus, finalmente o ensino nas escolas indígenas municipais de Manaus vai ser feito nas línguas dos povos originais. Em um futuro próximo, as escolas indígenas trabalharão as línguas maternas Kambeba e Nheengatu com os alunos, garantiu a Semed.
Atualmente, a rede municipal de ensino conta com quatro escolas indígenas, duas localizadas no rio Negro e as restantes, no rio Cueiras.
SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/
Facebook:
Facebook.com/portalunico.com
Instagram:
portalunico
Twitter:
@portalunico
FALE COM A GENTE
Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388
Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515
CEO: Cláudio Barboza
(92) 99116-1777