Sidney Leite vai coordenar comissão de avaliação do censo do IBGE

Deputados querem avaliar queda de repasse aos municípios

No Amazonas, 37 municípios perderam população e recursos

O deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), foi nomeado coordenador da Comissão Externa instalada na Câmara Federal para avaliar o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Prefeitos de todo o país estão reclamando dos resultados, que acabaram por prejudicá-los na divisão dos recursos federais. Em pelo menos 800 municípios do país houve redução da população, sendo 37 só no Amazonas.

Queda na receita dos municípios

De acordo com o parlamentar, muitos municípios tiveram um decréscimo relevante, refletindo diretamente na execução de políticas pública. “Isso tem um reflexo muito grande no repasse de recursos como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Muitos municípios deixaram de crescer porque o censo foi feito errado, e em cidades como o Rio de Janeiro, o IBGE nos últimos momentos pediu ajuda do município para disponibilizar os Agentes Comunitários de Saúde”, conta o coordenador.

No Amazonas

No Amazonas, dos 62 municípios, 37 sofreram perdas nos dados populacionais que foram realizados no período da vazante, momento em que os rios secam e o acesso às localidades se torna ainda mais difícil.
“Essa luta é para fazer justiça porque as pessoas moram em municípios, então precisamos garantir o recurso necessário para o financiamento das políticas públicas a serem executadas, como assistência social, saúde e geração de emprego e renda”, destacou.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *