fbpx

Sidney Leite destaca personalidade jurídica do Centro de Bioeconomia

Deputado citou o decreto que vai permitir a oficialização da entidade de pesquisa

CBA também vai poder captar recursos para as pesquisas em Biotecnologia

O deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) discursou na tribuna da Câmara Federal destacando que o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) finalmente terá a sua personalidade jurídica, após 20 anos de espera. O parlamentar comentava o anúncio do vice-presidente da República e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que se comprometeu assinar o documento, que também transforma o local em um centro de bioeconomia, com a missão de captação de recursos.
“Finalmente, depois de mais de duas décadas, o centro de pesquisa terá sua personalidade jurídica. Mas desta feita, como um centro de bioeconomia que terá a missão de captação de recursos, inclusive de P&D, que só no passado o faturamento da Suframa foi mais de R$ 2 bilhões de reais em pesquisa. Com isso, nós conseguimos verticalizar a produção de cosméticos e fitoterápicos em toda a Amazônia”, afirmou o parlamentar.

Divisor de águas

Atualmente 80% da pesquisa no Brasil é financiada pelo poder público, por meio de instituições públicas, tendo sua concentração maior na região Sudeste do país. No Pará já existe uma grande indústria com base em cosméticos naturais e as pesquisas e institutos estão em fase bem adiantada.
Para Leite, a mudança no CBA traz para a região Norte e para a Amazônia um novo momento que promete ser um divisor de águas, possibilitando a industrialização dos produtos que serão identificados pela pesquisa e prometem salvar vidas e avançar na tecnologia e política industrial brasileira.

Energia e Internet

O parlamentar destacou ainda que a mudança deve trazer sobretudo avanços na renda e na qualidade de vida e desenvolvimento de renda do homem e mulher da floresta que vivem na Amazônia brasileira, uma vez que mais de uma milhão de amazônidas não possuem energia elétrica e nem acesso a internet de qualidade, que é uma ferramenta essencial para a educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *