fbpx
nelson-arq-fieam_00294201_0_202102282128
ZFM na Carta Magna, o amanhecer de uma nova era

Por: Nelson Azevedo

Serafim Corrêa, um tributo ao espírito público

c20b7e2f-1a3f-4b5a-bb7c-28aa37fdcc49

“ Sua decisão tem sido de colaborar com o crescimento urbano da cidade, do Estado e da região, naquilo que ele se considera preparado e qualificado para assegurar s distribuição mais justa da riqueza aqui gerada visando o exercício pleno da cidadania para nossa gente”.

A história de Serafim Corrêa, um representante ilustre de nossa herança lusitana, poderia simplesmente ser incluída no rol da classe política da Amazônia , marcada por alguns expoentes de destacada representatividade. Ele tem ido além desse estereótipo de representação popular. Nascido em 21 de fevereiro de 1949, em Manaus, onde se formou em Economia e, posteriormente, em Direito, Serafim é dirigente histórico do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e, por muitos, considerado um herói da resistência e da coerência, num país em que muitos trocam de partido como um mágico altera seus ensaios e vestimentas de ilusão. A escolha de Serafim Corrêa para dirigir a pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, num momento decisivo para a economia da ZFM, não poderia ser mais oportuna e promissora. Além do aplauso, podemos listar algumas razões para ilustrar essa opinião compartilhada por muitos atores do tecido social, tanto do setor público como do segmento industrial produtivo. É fácil promover ao levantamento histórico e administrativo de sua jornada, pois inclui um portfólio variado e denso de ações e projetos voltados para o desenvolvimento da cidade, incluindo melhorias na infraestrutura urbana, educação e saúde, pra começar. E, adiciona-se a tudo isso, uma experiência destacada como parlamentar estadual, basta resgatar os conteúdos de seus dois mandatos.
A seguir, vamos listar 10 das maiores tributos do espírito público de Serafim Corrêa dedicados ao Município de Manaus.

Confira:

  1. Investimentos em Infraestrutura: Corrêa implementou projetos de infraestrutura que visavam melhorar a mobilidade urbana, como a construção e recuperação de vias, além de reformas em praças e espaços públicos com esmero e visão de futuro.
  2. Educação: Serafim priorizou a educação, expandindo e melhorando a estrutura das escolas municipais, além de promover programas e parcerias para elevar a qualidade do ensino. Escolheu para assessora-lo profissionais do ramo, qualificados tecnicamente e envolvidos eticamente com o sagrado ofício do Ensino.
  3. Saúde: Corrêa investiu em melhorias na área de saúde, aumentando a capacidade de atendimento dos hospitais municipais e implementando ações voltadas para a prevenção e promoção da saúde, particularmente na área materno-infantil. Hospitais da Crianca e da Maternidade, Unidades Básicas de Saúde e Serviços de Urgência e Resgate.
  4. Meio Ambiente – Ele apoiou iniciativas de preservação ambiental, promovendo a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e ações para a conservação dos recursos naturais. Foram espalhadas nas áreas críticas da periferia Sistemas adicionais de bombeamento de água para atender demandas emergenciais.
  5. Transparência e Gestão Eficiente: Serafim Corrêa buscou aprimorar a gestão pública, implementando medidas de transparência, controle de gastos e combate à corrupção. Os prestadores de serviços do município jamais foram obrigados a expedientes improvisados de remuneração dos contratos e calendários assumidos. Depósito em conta na data prevista, desde que o serviço fosse entregue e vistoriado.,
  6. Desenvolvimento Econômico: Ele incentivou a atração de investimentos para a cidade, buscando impulsionar o desenvolvimento econômico local e gerar empregos. O nome disso é visão de futuro e compromisso civil, geração de emprego.
  7. Cultura e Turismo: Corrêa valorizou a cultura local, apoiando eventos culturais e turísticos que promoviam a identidade e o potencial da região. Expansão dos eventos e festas populares, como política pública de fortalecimento de nossas bases culturais. Manaus ganhou visibilidade coerente com seu repertório urbanístico e glamouroso do ciclo da borracha.
  8. Programas Sociais: Durante seu mandato, foram criados programas sociais voltados para o apoio a famílias em situação de vulnerabilidade, com ações de assistência e inclusão social. Presente no debate e nos embates de defesa da ZFM, Serafim enriquece a compreensão e enfrentamento dos problemas por ser estudioso, atento e comprometido com o conhecimento como fator d3 transformação.
  9. Modernização Administrativa: Começou com Serafim a percepção mais efetiva da tecnologia e da inovação como medida de racionalidade administrativa e modernização dos processos gerenciais da prefeitura, visando otimizar a prestação de serviços à população.
  10. Planejamento Urbano: Serafim Corrêa também se empenhou em desenvolver, ajustar e implantar as iniciativas contidas no planejamento urbano, o Plano Diretor de Manaus, que considera prioritário o crescimento ordenado da cidade, com ações voltadas para o ordenamento territorial e o controle do crescimento desordenado que marcou os primórdios da ZFM.

Aos quatro ventos, desde que deixou a prefeitura municipal em 2009, Serafim comunicou que não entraria mais em disputa política partidária. Sua decisão tem sido de colaborar com o crescimento urbano da cidade, do Estado e da região, naquilo que ele se considera preparado e qualificado para assegurar s distribuição mais justa da riqueza aqui gerada visando o exercício pleno da cidadania para nossa gente. Vida longa, caríssimo Sarafa.

Qual sua Opinião?

Confira Também

ZFM na Carta Magna, o amanhecer de uma nova era

Por Nelson Azevedo Há exatos 35 anos, o Brasil vivenciou um marco histórico com a aprovação da nova Constituição, marcando o fim do polêmico Ciclo Militar. A figura central deste marco foi o jurista Bernardo Cabral, que com esmero e dedicação, assumiu a relatoria do processo. Seu trabalho meticuloso pavimentou o caminho para o estabelecimento de um Estado Democrático de Direito mais robusto, oferecendo um resguardo mais amplo aos direitos civis, consolidando assim, um novo começo para a nação brasileira após anos de autoritarismo. Um Programa Visionário Emergindo das disposições transitórias da nova carta magna, o programa Zona Franca de

Leia Mais

CPI das ONGs quer ouvir presidente da Foirn

Requerimento vai ser votado nesta terça-feira, na comissão Federação representa 23 povos indígenas do Brasil e 750 comunidades Valéria CostaCorrespondente Brasília (ÚNICO) – A CPI das ONGs, em curso no Senado, vai votar na reunião desta terça-feira (3), requerimento que pede a presença do presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), Marivelton Rodrigues Barroso, para explicar sobre os recursos investidos neste ano para financiar projetos nas comunidades indígenas.A federação representa 23 povos indígenas do país que vivem em 750 comunidades. A sede da instituição fica no município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 km de Manaus).A

Leia Mais
Flutuantes e barcos encalhados nos rios e igarapés que cercam Manaus (Foto: Michel DAntas/AFP)

David Almeida interdita área de banho e envia água e alimentos para comunidades

Wilson Lima anuncia novo monitoramento das queimadas e atendimento a Beruri CPRM aponta que a situação vai piorar na segunda quinzena de outubro Alessandra LuppoDa redação do ÚNICO A segunda-feira (2) foi de correria entre os órgãos públicos da capital e do interior, no combate à seca, às queimadas e aos acidentes naturais. Pela manhã, o prefeito de Manaus, David Almeida anunciou que começaram hoje tanto a interdição da praia da Ponta Negra para o banho – por três meses – quanto a distribuição de água e alimentos para mais de 6 mil pessoas nas comunidades ribeirinhas de Manaus, que

Leia Mais