PRIMEIRA MÃO

Senador Omar faz reunião de emergência com Grupo de Trabalho da Reforma Tributária

Empresários, parlamentares, técnicos, fazendários e juristas se reuniram sob coordenação do senador Omar Aziz (Foto: Divulgação)

Manter competitividade da Zona Franca e garantir a UEA, as prioridades

Esta semana é decisiva para a ZFM

Renovação na Câmara Municipal de Manaus

Leitor do ÚNICO mostra o avanço da seca nos rios do Amazonas

Arqueólogos fazem estudos no futuro parque de Manaus

Tribunal de Contas suspende contrato milionário em Urucurituba

Policiais do Rio de Janeiro montam força-tarefa com equipes do Amazonas

Hoje tem espetáculo de dança “Rios Voadores”, no Teatro Amazonas

Por Solange Elias e Editorias do ÚNICO

Reunião de emergência em Brasília

O senador Omar Aziz liderou a bancada federal do Amazonas em reunião emergencial com o Grupo de Trabalho da Reforma Tributária, na noite desta segunda-feira (8), em Brasília. Objetivo: avançar no diálogo com o GT a fim de assegurar a competitividade da Zona Franca de Manaus na regulamentação da nova legislação fiscal do país. A discussão teve foco central na preservação dos benefícios fiscais e a continuidade das políticas públicas vinculadas à ZFM, fundamentais para a economia do Estado.

Reunião define prioridades

Omar destacou a importância de ajustes específicos no texto da Reforma Tributária para evitar prejuízos à Zona Franca e, consequentemente, a fundos que dependem diretamente de tributos pagos por empresas do Polo Industrial de Manaus, a exemplo do fundo aplicado na Universidade do Estado do Amazonas. Além do fundo da UEA, outro aspecto fundamental abordado na reunião foi a viabilização da arrecadação do Estado para garantir recursos aos fundos de Turismo e Interiorização e das Micro e Pequenas Empresas.

Omar ressalta compromisso de Lula

Omar Aziz ressaltou o compromisso do presidente Lula em não prejudicar a ZFM e alertou que qualquer problema na Câmara poderia travar a aprovação da Reforma no Senado. “Eu deixei muito claro que caso na Câmara tenha algum problema, no Senado isso não vai andar, enquanto não resolver o problema da Zona Franca”, informou.

Áreas preservadas

A tendência até agora é que a Zona Franca e cerca de dez cidades da região Norte classificadas como Áreas de Livre Comércio deverão se tornar os únicos locais do país com incentivos regionais para os impostos alterados pela reforma tributária a partir de 2033.

Semana decisiva

Os debates iniciados ontem vão continuar durante toda esta terça-feira. O presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira, quer colocar a regulamentação em votação em plenário nesta quarta (10), ou seja, é uma corrida contra o tempo.

Os números da renovação na Câmara de Manaus

A renovação de vereadores na Câmara Municipal de Manaus, deve oscilar de 30%a 50%, segundo estimativas de alguns levantamentos internos. Há uma disputa acirrada entre os bolsonaristas, com cada um tentando garantir o voto da Direita. O complicador é que outros nomes dessa corrente vão estar na disputa, aumentando a concorrência.

Leitor do ÚNICO registra avanço da seca

O leitor do ÚNICO, Leandro Castro, enviou imagens da descida do Rio Solimões, próximo ao Porto de Tabatinga, que mostram um cenário preocupante com a descida do nível de água. Grandes embarcações estão com dificuldade para trafegar entre os municípios de Tabatinga e Benjamin Constant. Matéria completa no link https://portalunico.com/seca-historica-vai-se-confirmando/

Parque Encontro das Águas

A prefeitura de Manaus vem tocando as obras do Parque Encontro das Águas Rosa Almeida, na zona leste de Manaus. No momento, os arqueólogos estão fazendo a prospecção de forma parcial do sítio Daisaku Ikeda. A empresa responsável vem dialogando com a comunidade por meio do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase sobre o programa de gestão do patrimônio arqueológico do sítio em estudo. Vencido esta etapa o projeto do arquiteto Oscar Niemeyer deverá ganhar corpo.

TCE proíbe contratação de cantores

Quatro dias depois de o Ministério Público do Amazonas suspender a contratação de cantores nacionais por mais de meio milhão de reais para a Festa do Cacau em Urucurituba, o Tribunal de Contas do Estado tomou a mesma decisão. As duas instituições consideram um absurdo gastar tanto dinheiro, com a situação da saúde e infraestrutura do município em condições precárias.

Amazonas no combate ao tráfico

Policiais civis do Amazonas estão integrando uma força tarefa nacional de combate ao tráfico de drogas, que começa na Favela da Maré, no Rio de Janeiro, e passa também pelo Amazonas, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. A meta é desarticular uma das principais organizações criminosas do país. Os policiais cariocas chegaram ontem a Manaus.

Rios Voadores’ hoje no Teatro Amazonas

O Corpo de Dança do Amazonas apresenta o espetáculo ‘Rios Voadores’ de Roa Antunã, no Teatro Amazonas, nesta terça-feira (9), às 20h. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e no site shopingressos.com.br. Plateia e frisas custam R$10,00, enquanto nos demais lugares a entrada é gratuita.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *