Seminário de Segurança define agenda entre Ministério da Justiça e municípios do Alto Solimões

Nove cidades vão alinhar ações de segurança no Oeste do Amazonas

”É um dos resultados do seminário”, destacou deputado Dan Câmara

O deputado Dan Câmara (Podemos), presidente da Comissão de Segurança Pública do Legislativo Estadual, e promotor do Seminário de Segurança Inovadora que terminou nesta sexta-feira (18) na Assembleia Legislativa, informou que um dos primeiros resultados do evento foi a definição de uma agenda entre o Ministério da Justiça e nove municípios da calha do Alto Solimões.

Em outubro

A reunião está pré-agendada para o dia 6 de outubro, com a presença confirmada do Secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Tadeu de Alencar, e a possibilidade da presença do Ministro Flavio Dino.

São municípios da Região do Alto Solimões: Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Atalaia do Norte, Tonantins, Fonte Boa, Jutaí e Amaturá.

Muitos problemas

Segundo o parlamentar, o encontro vai servir para alinhar ações de apoio federal à segurança daquela área do oeste do Amazonas. “A Região do Alto Solimões é dominada por cartéis de drogas, em razão da linha de fronteira Brasil, Colômbia e Peru, e ganhou maior evidência quando do desaparecimento e morte do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips”, lembrou ele.

O Alto Solimões também compreende uma parte da Terra Indígena Vale do Javari, com a presença das etnias Kanamari, Kulina, Pano, Matis, Matsés, Korubo, Tsohom Djapá e Marubo, além de 16 povos isolados, 30% dos indígenas isolados do Brasil.

Aproximação

Dan Câmara destacou ainda a possibilidade de aproximação entre os gestores municipais e representantes da esfera federal, na área de Segurança Pública. Ele reforçou a dificuldade que os cidadãos do interior do Estado, mesmo aqueles instituídos de alguma autoridade, têm de acesso a autoridades nacionais e estaduais: “possibilitamos isso com o Seminário e está o resultado, o primeiro de muitos”, comemorou.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *