PRIMEIRA MÃO

Sem choro e nem vela, juiz define prazo para retirada de flutuantes

Juiz Moacir Pereira Batista, da Vara Especializada do Meio Ambiente, do Tribunal de Justiça do Amazonas (Foto: Divulgação/TJAM)

Reitora assume partido Novo que abre portas para Arthur Neto

Ministras e governador Tadeu lançam 1ª Constituição em Língua Indígena

Censo mexe com antigo sonho dos políticos do Amazonas

Águas de Manaus é campeã entre reclamações

Secretário de Manaus quer ser prefeito de Presidente Figueiredo

Futebol feminino vai dar feriado em dia de jogo

Hoje tem cinema espanhol de graça no Cineteatro Guarany

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Juiz manda limpar área do Tarumã

O juiz Moacir Pereira Batista deu um prazo à Prefeitura de Manaus até o dia 31 de dezembro para retirada de todos os flutuantes usados para lazer e instalados na margem esquerda do rio Negro. Não importa se tenham ou não licenciamento ambiental. A ação contra a invasão de flutuantes no Tarumã-Açu foi movida pelo Ministério Público do Amazonas.

Reitora assume o Novo

A empresária e atual reitora da Fametro, Maria do Carmo Seffair assumiu a presidência do Partido Novo no Amazonas e pode abrir as portas para o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto. Maria do Carmo concorreu como vice de Arthur na disputa pelo Senado nas eleições do ano passado. Desde que saiu do PSDB, Arthur está sem filiação partidária.

Dia histórico

As ministras do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia e Rosa Weber, e o governador em exercício, Tadeu de Souza, estarão nesta quarta-feira (19) no município de São Gabriel da Cachoeira, Amazonas para o lançamento da primeira tradução oficial da Constituição Federal em língua indígena.

Cadeiras da Assembleia

Os números do Censo do IBGE devem reacender a motivação política do Amazonas em aumentar o número de deputados na Assembleia e na Câmara Federal. Essa disputa tem muito a ver com a trajetória do ex-deputado Belarmino Lins, três vezes presidente da Aleam. Em 2012, Belão, então presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Poder Legislativo, liderou uma comissão de parlamentares estaduais que foi ao TSE defender a elevação de oito para dez o número de deputados na Câmara e de 24 para 30 na Aleam. O plenário do TSE chegou a acolher o relatório da ministra Nancy Andrighi, mas a causa não prosperou.

STF frustra o Amazonas

Do TSE a luta pela redistribuição de cadeira foi parar no STF, que julgou inconstitucionais a Lei Complementar nº 78/1993 e a Resolução 23.389/2013 do TSE que redefinia a distribuição do número de deputados federais por estado e, como consequência, o número de deputados estaduais em várias Assembleias Legislativas brasileiras. Agora, o novo Censo do IBGE reacende essa história.

Denúncias contra Águas de Manaus

A Águas de Manaus é a segunda mais denunciada no Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM). Os dados de 2022 apontam que o órgão recebeu 1.073 denúncias no ano contra a empresa.

Municípios recorrem contra IBGE

Aumenta o número de municípios amazonenses que ajuízam ações individuais contra o IBGE e o Tribunal de Contas da União para não ficarem sem os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). De acordo com a Associação Amazonense dos Municípios, obtiveram liminares as prefeituras de Barcelos, Boca do Acre, Caapiranga, Carauari, Humaitá, Itacoatiara, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Lábrea, Manacapuru, Pauini, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, Tefé e Uarini. Parintins e Rio Preto da Eva também ingressaram contra o Censo mas a causa não prosperou.

Feriado no futebol

O governo federal decidiu que os dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo Feminina vão ser ponto facultativo para servidores públicos. A previsão é que a portaria seja publicada nesta terça-feira (18).

Sabá Reis quer ser prefeito

O secretário municipal de Limpeza Pública de Manaus, Sabá Reis, lançou ontem sua candidatura à Prefeitura de Presidente Figueiredo, onde a prefeita Patrícia Lopes aparece bem na fita com 32,2% das intenções de votos e o segundo colocado é o ex-vereador Ricelli Pontes, com 27,6%, derrotado por ela em 2020.

Cinema espanhol

Começa nesta terça-feira (18) a Mostra de Cinema Espanhol Contemporâneo, no Cineteatro Guarany, na avenida Sete de Setembro, anexo ao Palácio Rio Negro, com entrada gratuita. A sessão começa às 18h30 e a estreia será com a comédia filme “Campeões (Campeones)” de Javier Fesser.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *