Secretários de Saúde do Amazonas buscam alternativas de financiamentos

Com o objetivo de discutir um novo modelo para o financiamento federal da Saúde nos municípios, técnicos da Secretária de Saúde do Estado (Susam) e secretários municipais de saúde do Amazonas, participaram nesta terça-feira (22), do 3º Fórum de Financiamento da Atenção Primária, evento do Ministério da Saúde que conta com o apoio e parceria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas . O encontro está sendo realizado no Manaus Plaza Shopping.

O diretor financeiro do Conselho Nacional de Saúde, Hisham Hamida, disse que foram visitados 12 estados brasileiros e percebido que o modelo atual não está atendendo as demandas dos municípios. “Eu mesmo já visitei seis estados e percebi que há grandes diferenças entre as regiões. O que funciona aqui no Amazonas, por exemplo, não funciona no Rio de Janeiro, e o mesmo acontece com os demais estados. Por isso é importante ouvir os gestores para fazer ajustes no modelo de financiamento”, afirmou.

O presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas, Januário Neto, destacou que o mais importante nesse movimento é a possibilidade de os municípios construírem, juntos, o novo modelo com o Governo Federal e os Estados. “Desta forma, os gestores municipais conseguem desenvolver suas políticas públicas de acordo com suas reais necessidades. Ou seja, os processos deixam de ser engessados pelo Ministério da Saúde”, explicou.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *