SECA: Governo Lula libera mais R$ 230 milhões para o AM

Verba do Ministério da Saúde é para viabilizar ações de média e alta complexidade na saúde do interior

Líder da bancada federal, Omar Aziz, acompanhou assinatura do repasse

O Amazonas vai receber mais R$ 230 milhões para o combate à seca e estiagem do Governo Lula, por meio do Ministério da Saúde. Portarias foram assinadas nesta segunda-feira (16), em Manaus, pela ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, após reunião com a Associação Amazonense de Municípios na sede da Suframa. O encontro contou com a presença de várias autoridades locais, como o coordenador da bancada federal do Amazonas em Brasília, o senador Omar Aziz (PSD).
OS recursos serão destinados para garantir a assistência à população afetada pelos incêndios e pela estiagem, além de promover ações de prevenção e combate aos incêndios florestais, investindo em ações estruturantes para o atendimento da saúde principalmente no interior.

Cooperação

Nísia Trindade ressaltou a importância da cooperação entre os governos federal, estadual e municipal, bem como da sociedade civil, para enfrentar os desafios trazidos pela estiagem e pelos incêndios.
Ela ainda destacou que a situação exige uma resposta rápida e efetiva. “Os problemas são muitos e a portaria não resolve tudo, mas ela também é fruto de um trabalho em conjunto com os parlamentares e lideranças que desde o início do ano nos procuraram por causa dessas pautas, destacou a ministra.
Aziz destacou o apoio do governo federal na ajuda humanitária no combate à seca e o empenho de todos os ministérios no enfrentamento ao problema.

O senador Omar Aziz reiterou a importância do trabalho em conjunto para agilizar as ações. “Sei que a gente pode contar com a determinação do presidente Lula e não tenho dúvida que em um momento como esse o governo precisa ter transversalidade. Não é só uma pasta que vai resolver o problema, mas sim vários ministérios fazendo seu papel para as coisas terem uma resolutividade rápida. Não vamos resolver essa questão sem todas as frentes da administração pública”, salientou Omar Aziz.
Participaram da reunião o governador do Amazonas, Wilson Lima (União); o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante); o presidente da Associação Amazonense de Municípios, Anderson Souza, e representantes da Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República e do Ministério da Saúde, além de prefeitos, deputados federais e estaduais.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *