Saúde alerta sobre o excesso de comilança nas festas

Doces, frituras e bebidas alcoólicas em exagero podem fazer mal

Sugestão de nutricionista é de substituições saudáveis

A nutricionista Liane Figueiredo, do serviço público de saúde, alertou para os prejuízos do excesso de consumo de comidas e bebidas nas festas de fim de ano, dando dicas de como controlar a comilança.

O consumo exagerado de doces, carnes gordurosas, frituras, bebidas alcoólicas e refrigerantes pode ser controlado, segundo a nutricionista.

Comidas coloridas são mais saudáveis

Segundo ela, é preferível criar pratos coloridos, controlar as porções, consumir carnes magras, evitar frituras, incluir mais saladas, trocar acompanhamentos menos saudáveis, beber água e ingerir a refeição corretamente, sem pressa.

Compulsão por doces

“Para controlar o consumo excessivo de doces nas festas, pratique a moderação, escolha opções saudáveis, controle as porções e evite excessos antes dos eventos”, sugere Liana.

Bebidas precisam de limites

Com bebidas alcoólicas, intercale com água, estabeleça limites, opte por opções leves, coma antes de beber e esteja atento aos sinais do corpo. Aproveite as celebrações de forma equilibrada, sem comprometer a saúde”, pontuou.

Faça substituições saudáveis

A pessoa pode fazer substituições saudáveis em receitas natalinas, diz a nutricionista: trocar a farinha branca por integral, usar açúcares naturais como mascavo, optar por óleo de coco ou azeite em vez de gorduras menos saudáveis, experimentar leites vegetais como o de amêndoa, e substituir o creme de leite por iogurtes integrais para tornar suas receitas mais nutritivas e equilibradas.

Alimentos do bem

Incluir alimentos nutritivos nas ceias de Natal e Ano Novo traz benefícios para a saúde, aponta ela. Ajuda na energia, no funcionamento adequado do organismo e na prevenção de doenças. “Além disso, esses alimentos contribuem para o bom humor e a disposição, tornando as celebrações mais prazerosas e saudáveis”, completa.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *