Samu Manaus recebe selo de excelência no socorro a pacientes com AVC

Premiação internacional foi entregue ao prefeito David

Socorristas atenderam mais de 300 chamados em 4 meses

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recebeu, nesta sexta-feira (21), a certificação internacional “Selo de Ouro”, do programa EMS Angels Awards, em reconhecimento à qualidade do atendimento móvel de urgência prestado a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Para a premiação, o Samu foi monitorado durante o primeiro quadrimestre de 2024 e avaliado em cinco critérios relacionados ao socorro a esse tipo de paciente na sua área de abrangência.

Prêmio entregue

Nesta sexta-feira, o prefeito de Manaus, David Almeida, recebeu a placa e fez questão de entregar para os servidores do Samu Manaus.

“A excelência na prestação de serviços é o foco e a meta da prefeitura. O Samu recebe essa certificação internacional que somente Manaus e Curitiba receberam no Brasil. Grandes cidades da Europa, dos Estados Unidos e da Oceania foram contempladas também”, explicou Almeida.

Como é a disputa

Sete serviços de saúde brasileiros participaram da disputa pelo selo concedido pelo programa, vinculado à Boehringer Ingelheim. A premiação acontece três vezes por ano e visa reconhecer, em nível mundial, equipes e indivíduos comprometidos com a melhoria da qualidade na prática dos cuidados ao paciente acometido por AVC.

Critérios

Os cinco critérios usados pelo programa para avaliar a performance do Samu Manaus no atendimento a pacientes de AVC foram: tempo médio no local (em minutos); percentual de pré-notificação para o hospital; percentual de doentes entregues em hospitais preparados para AVC; percentual de doentes aos quais os detalhes da medicação são comunicados; e percentual de doentes em que a hora conhecida em que o doente foi visto pela última vez é comunicada.

No período analisado, o Samu Manaus atendeu 317 chamados relacionados à AVC, dos quais 310 na capital, cinco em Itacoatiara, um em Presidente Figueiredo e um em Rio Preto da Eva.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *