PRIMEIRA MÃO

Salve-se quem puder no trânsito de Manaus

manaaus
AppleMark

Hoje tem toada e muita história boa no #Toada do BNC

Vaidades pessoais dificultam conversa entre grupos de Direita no Amazonas

Senador diz que está muito confortável no seu partido e não pensa em mudanças

Começa hoje a maratona de vacinação para a segunda dose

Garimpo desmatou até agosto área maior que 2020 inteirinho

Jornalista amazonense ganha episódio de podcast no UOL

Trânsito sem limites em Manaus

O acidente fatal que matou duas mulheres na sexta-feira em Manaus é apenas a comprovação cruel de um trânsito a cada dia pior, onde cada um faz o que bem quer. A circulação de caminhões e carretas em qualquer horário nas ruas da cidade acontece sem que ninguém faça nada, embora exista uma Lei Municipal que regula essa circulação. Falta autoridade no trânsito de Manaus: motoristas invadem semáforos, fecham cruzamentos, estacionam em qualquer lugar e ninguém faz nada.

Veículos perigosos

Há algum tempo Manaus deixou de utilizar as chamadas “corujinhas”, das quais muita gente não gosta, mas é necessário reconhecer que são importantes na normatização de velocidade e inibem excessos. Outro desafio: veículos em condições precárias circulam à luz do dia com a maior tranqüilidade e, pra completar, não se sabe até onde vai a habilidade de motoristas que conduzem as carretas, caminhões e caçambas, como a que esmagou o veículo onde uma mulher e sua enteada, perderam a vida, no trecho entre os bairros Coroado e Japiim.

O acidente fatal

O veículo onde estavam as duas mulheres, parou atrás de um caminhão em função do semáforo vermelho. A caçamba, carregada de areia, não parou e esmagou o carro onde elas estavam. Os bombeiros levaram quase três horas para conseguir retirar os corpos do que sobrou do carro

Direita tenta se encontrar

Representantes da Direita no Amazonas sinalizam que estão tentando encontrar um caminho de convergência, para que possam caminhar juntos. A maior dificuldade fica por conta das vaidades pessoais dos que querem assumir a liderança do movimento.

Senador fica no PSDB

O senador Plínio Valério disse ao ÚNICO que gosta do PSDB e que o PSDB gosta dele. “Tenho uma boa relação com o meu partido”, disse ele, afastando no momento, possibilidades de migrar para outra legenda.

Toada e poesia no #Toada

Neste sábado o poeta e compositor Fred Goes, estará presente no #Toada, evento do Portal do BNC, que acontece a partir das 12 horas com transmissão também pelo ÚNICO. O Rei David Assayag também estará presente no programa de hoje.

Maratona de vacinação

A maratona de vacinação contra a Covid-19 que vai acontecer das 9h de hoje (27) às 18h de domingo (28), vai ter 109 pontos de vacinação. Vale para quem quem tomou a primeira dose da AstraZeneca/Oxford há 56 dias ou mais; para quem recebeu a primeira dose de CoronaVac/Butantan há 28 dias ou mais; e para quem tiver tomado a primeira dose do imunizante Pfizer/BioNTech há 84 dias ou mais.
Quem tem mais de 12 anos e ainda não iniciou o ciclo vacinal, poderá ser vacinado com a primeira dose.

Mondial autorizada a começar

A brasileira Mondial, que recentemente comprou as instalações da Sony no Polo Industrial de Manaus, já pode começar a produzir na Zona Franca. Aprovada pelo Codam na semana passada e pelo CAS, nesta semana, a Mondial está autorizada a produzir as placas de circuito impresso montadas que utiliza em seus eletrodomésticos. A empresa planeja produzir micro-ondas em 2022, aparelhos de ar condicionado em 2023 e televisores em 2024
A previsão de investimentos é de R$ 258 milhões e a expectativa é a criação de 166 novos postos de trabalho.

Mineração devastadora

O Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), indica que a mineração desmatou 102,42 km² na Amazônia entre 1º de janeiro e 13 de agosto, o equivalente a mais de 10,2 mil campos de futebol. A área já é maior que em todo o ano de 2020. A informação é do G1.
Nessa mineração, cabem os garimpos ilegais, as mineradoras autorizadas e toda forma de extração de minérios predatória e ilegal.

Prata da casa

Falando em meio ambiente, a jornalista Elaíze Farias, editora do site Amazônia Real, ganhou um episódio do podcast “Trago Boas Notícias”, do UOL. O apresentador Edgard Piccoli, conta a trajetória da jornalista e seu resgate da identidade cultural como indígena e outras passagens de sua luta ambiental. Ao lado da sócia e amiga, jornalista Kátia Brasil, Elaíze foi homenageada no 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) “ por suas contribuições ao jornalismo”.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *