Saiba porque o ômega 3 é importante para seu corpo

Ele é um dos nutrientes mais importantes para os humanos

Tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes

O ômega 3 é um dos nutrientes mais importantes para o corpo humano devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que, segundo diversos estudos, trazem melhorias para a saúde do coração, regulam o colesterol e ajudam a reduzir o declínio cerebral que ocorre com o envelhecimento.

Por não ser produzido pelo organismo, esse ácido graxo precisa ser obtido na alimentação ou por suplementação.

Se faltar, dificulta o aprendizado

“A deficiência dessa substância pode estar associada à menor capacidade de aprendizado, à memória e ao declínio cognitivo. Dessa forma, o ômega 3 pode ajudar a proteger as células cerebrais e pode ter papel importante contra o câncer, asma, Alzheimer e doenças autoimunes”, detalha Uerá do Couta, que é nutricionista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

A quantidade ideal de ômega 3 a ser consumida varia conforme a idade, o sexo, estado de saúde e outros fatores. A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda o consumo de 500 miligramas a um grama por dia para adultos saudáveis.

Onde encontrar?

Esse nutriente é encontrado em diversos tipos de alimentos, como peixes e algumas sementes. Outros alimentos como nozes, amêndoas e abacate também oferecem boas concentrações de ômega 3.

“Ele é encontrado em quantidades consideráveis em peixes como salmão, anchova, sardinha e atum. Também pode ser encontrado em quantidade consideráveis em chias, linhaças, grãos de soja e sementes de girassol”, acrescenta Couta.

Veja os benefícios do ômega 3:

Saúde do coração: reduz os triglicerídeos, diminui a pressão arterial e previne a formação de coágulos, protegendo contra doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais;

Função cerebral: melhora a memória, o aprendizado e a concentração, além de reduzir o risco de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson;

Saúde mental: combate a depressão e a ansiedade, auxiliando no bem-estar emocional;

Inflamação: possui propriedades anti-inflamatórias, ajudando a prevenir e controlar doenças inflamatórias crônicas como artrite reumatoide, asma e doenças autoimunes;

Visão: protege a saúde dos olhos, prevenindo doenças como a degeneração macular e a retinopatia diabética;

Desenvolvimento fetal: é essencial para o desenvolvimento do cérebro e dos olhos do bebê durante a gestação e a amamentação.

Fonte: CNN


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *