Robson Tiradentes pede cassação da chapa de Keitton Pinheiro, em Coari

Candidato ajuizou ação alegando que seu adversário está inelegível

Keitton era vice de Adail Filho, que foi cassado pela Justiça Eleitoral

Solange Elias
Para o Portal ÚNICO
Com informações de O Convergente

O candidato a prefeito de Coari pela coligação “Ficha Limpa”, Robson Tiradentes Júnior (PSC) deu entrada em uma ação de impugnação de registro de candidatura no Cartório Eleitoral do município, pedindo a cassação da chapa encabeçada por Keitton Pinheiro (Progressistas). O argumento do corpo jurídico de Tiradentes é que Keitton era o vice-prefeito da chapa encabeçada por Adail Filho, em 2020. Com a cassação e inelegibilidade de Adail Filho, o vice, Keitton, também estaria inelegível porque “as chapas majoritárias possuem natureza monolítica e indivisível”.

Grupo familiar

A cassação de Adail Filho foi justamente o que motivou a nova eleição em Coari, que acontecerá em 5 de dezembro. Ele teve o mandato cancelado porque a Justiça Eleitoral considerou que era o terceiro mandato do mesmo grupo familiar, os Pinheiro, o que é proibido na legislação brasileira.
Na ação, Tiradente alega que a candidatura de Keitton Pinheiro é “uma clara tentativa de burlar as limitações constitucionais à concentração de poder nas mãos de monopólios familiares”.


Veja o documento ajuizado abaixo:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *