Candidato ajuizou ação alegando que seu adversário está inelegível
Keitton era vice de Adail Filho, que foi cassado pela Justiça Eleitoral
Solange Elias
Para o Portal ÚNICO
Com informações de O Convergente
O candidato a prefeito de Coari pela coligação “Ficha Limpa”, Robson Tiradentes Júnior (PSC) deu entrada em uma ação de impugnação de registro de candidatura no Cartório Eleitoral do município, pedindo a cassação da chapa encabeçada por Keitton Pinheiro (Progressistas). O argumento do corpo jurídico de Tiradentes é que Keitton era o vice-prefeito da chapa encabeçada por Adail Filho, em 2020. Com a cassação e inelegibilidade de Adail Filho, o vice, Keitton, também estaria inelegível porque “as chapas majoritárias possuem natureza monolítica e indivisível”.
Grupo familiar
A cassação de Adail Filho foi justamente o que motivou a nova eleição em Coari, que acontecerá em 5 de dezembro. Ele teve o mandato cancelado porque a Justiça Eleitoral considerou que era o terceiro mandato do mesmo grupo familiar, os Pinheiro, o que é proibido na legislação brasileira.
Na ação, Tiradente alega que a candidatura de Keitton Pinheiro é “uma clara tentativa de burlar as limitações constitucionais à concentração de poder nas mãos de monopólios familiares”.
Veja o documento ajuizado abaixo: