Socorro à saúde durante a pandemia de Covid-19 foi destaque nos trabalhos legislativos
Leis do gás, do serviço hidroviário e reajuste salarial foram destacados pelo presidente
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV) concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (17), para apresentar um balanço do primeiro ano de sua administração na presidência da Mesa Diretora, destacando a ajuda conferida pelos parlamentares aos governos municipais no atendimento à epidemia de Covid-19. “Nós enviamos recursos por meio das emendas impositivas para todos os municípios do Amazonas. Pessoalmente, enviei 75% das minhas emendas ao orçamento do ano passado (2020) para o setor da Saúde. E neste ano, todos concordamos em enviar 50% das emendas individuais para o mesmo setor”, disse ele.
Ao lado do vice-presidente Carlinhos Bessa (PV) e do segundo secretário da Mesa, Sinésio Campos (PT), Roberto Cidade enumerou os projetos que foram aprovados ao longo do ano como a nova lei do gás, que abriu o mercado desse segmento para a iniciativa privada; a lei dos transportes hidroviários que regulamentou o transporte de pessoas e cargas nas embarcações; a aprovação do Fundo de Desenvolvimento do Turismo no Interior (FTI) que pela primeira vez foi enviado pelas prefeituras para ser aplicado em Saúde durante a pandemia, no valor de R$ 160 milhões, as emendas impositivas coletivas e outros projetos.
Reajuste histórico
Roberto Cidade lembrou também da concessão de reajuste salarial aos servidores do Poder Legislativo que, em alguns casos, pode chegar a até 38%, que serão pagos a partir de janeiro do ano que vem, de forma escalonada: Em janeiro, o aumento será de 10%; em março,mais 10% e em agosto outros 10%. Em março, o pagamento da data-base aos servidores acrescentará de 5% a 8% aos salários.
Planos futuros
Sobre os planos para o segundo ano de mandato como presidente, Roberto Cidade disse que “gostaria muito” de entregar o centro de mídias que está em construção em prédio anexo da Aleam. “Estamos trabalhando para transmitir a sessão para 62 municípios, ao vivo”, disse ele.
O deputado Sinésio Campos definiu a gestão de Roberto Cidade como “harmônica” e “democrática”.