PRIMEIRA MÃO

Roberto Cidade entra na corrida pela Prefeitura de Manaus

Deputado Roberto Cidade, no exercício da presidência da Assembleia Legislativa (Foto: Aleam)

Governo Lula diz que não faltará dinheiro para Amazonas superar dificuldades

138 milhões de reais vão ser usados para dragagem de rios

Queimadas tornam o ar de Manaus insuportável

Baixo nível de rio faz balsas reduzirem peso das cargas

Em plena crise hídrica, prefeito vai gastar meio milhão de reais com show

Previsões sobre a seca não são otimistas

Uma noite de clássicos com entrada gratuita no Teatro Amazonas, hoje

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Deputado Roberto Cidade na disputa pela prefeitura

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade, entrou para valer na corrida pela Prefeitura de Manaus. Um grupo de parlamentares e vereadores está empenhado para que ele tenha o apoio do governador Wilson Lima, nas eleições do próximo ano.

Emergência no Amazonas

O vice-presidente Geraldo Alckmin disse que não vai faltar recurso para o Amazonas enfrentar o momento de crise atual, com a seca extrema e queimadas. Durante a visita que fez a Manaus, ele sobrevoou de helicóptero algumas áreas atingidas pela seca e garantiu que o presidente Lula, que se recupera de uma cirurgia, orientou que os ministérios estejam prontos para atender as necessidades emergenciais da região. Durante a visita, onze ministros de governo estiveram em Manaus.

Dinheiro para o Amazonas

Além de 138 milhões de reais para dragagem de áreas nos rios Solimões e Madeira, Alckmin anunciou: antecipação de R$ 10 milhões ao Programa de Aquisição de Alimentos, antecipação do Pagamento do Bolsa-Família, em todos os municípios afetados, antecipação do pagamento Seguro-Defeso aos pescadores artesanais que recebem auxílio e auxílio-abrigo para famílias afetadas com o deslizamento de terras em Beruri entre 400 e 800 reais, por pessoa, entre outras medidas.

Fumaça torna o ar de Manaus quase insuportável

Nesta madrugada de quinta-feira (5) o ar de Manaus mais uma vez ficou tomado pela fumaça, elevando a qualidade do ar a um nível muito ruim. Muitas pessoas insistem em tocar fogo em vários locais. O aplicativo Selva, da UEA, confirma o nivel “ruim” em toda a capital.

Nível do rio força redução de cargas

O diretor-presidente da Associação de Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica Flávio Acatauassú, disse que o calado do Rio Madeira passou de 3,5 metros para 2,60 metros e o peso das mercadorias nos comboios de barcaças que transportam soja precisou ser reduzido em 25%. O Governo Federal anunciou que em 15 dias irá começar a dragagem no local.

Alerta de show

O prefeito de Manacapuru (a 98km de Manaus) , Betanael da Silva D’angelo, o Beto D’angelo, vai contratar o cantor sertanejo Zé Vaqueiro para uma apresentação na Feira Agropecuária do município, no próximo dia 14, pelo valor de R$ 490 mil. O município é um dos 35 que estão em estado de alerta pela seca severa.

Seca pode se estender mais ainda

O Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemanden), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, está pessimista quanto ao início das chuvas em novembro na região amazônica e a redução dos danos causados pela seca. Segundo o órgão, a crise pode se intensificar nos próximos meses, quando o El Niño deve atingir sua intensidade máxima. Os cientistas informaram que o Amazonas registrou neste ano o menor índice de chuva no período, dos últimos 40 anos.

Show gratuito no Teatro Amazonas

Será aberto nesta quinta-feira, com entrada gratuita, o Festival Interativo de Música e Arquitetura (Fima), onde a Amazonas Filarmônica, a soprano Daniella Carvalho e dezenas de artistas vão apresentar clássicos musicais, que contam a história do prédio do Teatro. As apresentações começam às 20h.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *